segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Visita do Símbolo do Pai à Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt

Luciene Cremasco

O Pai veio nos visitar bem durante o nosso Encontro Anual da Lafs de Curitiba.

Quem mais poderíamos querer para nos falar de paternidade, filialidade, de Aliança de Amor?

Recebemos o Pai bem de manhazinha, estava frio, o frio de Curitiba, das mãos da Juventude Feminina e Masculina.

Por meio deste símbolo, a Trindade Santa nos abençoou e também a nossos símbolos que levamos de nossos Santuários-Lar. Ficamos por algum tempo, silenciosamente, agradecendo nossas alegrias, pedindo por nossas angústias, oferecendo nossos dons, ali no altar, sob o Símbolo do Pai.

Aprendemos que o olho, não é um fiscal, mas sim um Pai que nos ensina, que precisa de nós e que nos protege.

Saímos do Santuário e entregamos nossa visita aos cuidados do Instituto de Famílias. Na verdade a visita acabou, mas o Pai ficou conosco através dos nossos símbolos que voltando para casa estão igualmente abençoados.

O Encontro continuou à sombra do Santuário e mais tarde juntamente com toda a Família de Schoenstatt pudemos experimentar a completa identificação deste símbolo que veio à Curitiba nos presentear com o reforço dos vínculos que Schoenstatt nos oferece na caminhada cristã que empreendemos todos os dias e que se estende a nossa família, nossa paróquia, amigos, trabalho, estudo, enfim, em toda a nossa vida.

Mãe, Rainha, Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Rogai por nós!


Veja mais fotos em https://www.facebook.com/santuariomagnificat.

domingo, 28 de agosto de 2011

União de Famílias de Curitiba recebe em suas casas o Olho do Pai

Luciana Gomes de Almeida Mocelin
XV Curso

Paulo Cesar Starke Junior
XX Curso


O Símbolo do Pai visitou as famílias da União de Schoenstatt em Curitiba na tarde do dia 27 de agosto. Das 16 horas, quando saiu do Santuário Magnificat em direção à primeira residência, até às 20h30, quando retornou ao Santuário, os pais, mães e filhos, em família, acolheram o olhar de Deus em suas vidas!
As famílias do 15º e do 20º Curso da União se dividiram em quatro residências. Enquanto aguardavam a chegada do visitante especial, rezavam o terço, cada grupo contemplando um mistério. Com a chegada do Símbolo do Pai, tiveram vivências profundas e momentos pessoais com Deus. E, então, o Símbolo era levado ao próximo grupo. O percurso foi cumprido com pontualidade e alegria, gerando vivências comunitárias inesquecíveis.

Seguem depoimentos de algumas famílias e fotos.

"A visita do Símbolo do Olho do Pai na casa de nossos amigos foi um presente de Deus para nós! Rezamos, refletimos sobre o amor de Deus Pai para conosco, sobre o exemplo do Pai e Fundador Pe. José Kentenich e tivemos momentos super agradáveis entre famílias. Uma bênção!"
Flávia, Ricardo e Augusto

"Preparação, encontro, paz e alegria tudo em um só momento. Em um Santuário-Lar, algumas famílias da União se reuniram e numa pequena fração de tempo, um encontro íntimo e único, um presente divino: ‘O Olho de Deus’. A Santíssima Trindade, um só Deus, em nossas mãos, em nossos corações através deste simbolo peregrino... só nos resta dizer: Obrigado, Pai!"
Luis Antonio, Cleonice, Lariane, Iwerson e Louise

"Há noites especiais pelas quais lembraremos eternamente. A noite de sábado, 27 de agosto de 2011, certamente será uma delas. Reunidos na casa do Alexandre e da Gil, ao lado dos filhos deles, Pedro Paulo e Maria Clara, e com a presença do casal Jean e Tati – acompanhado das pequenas Julia e Manoela – rezamos os mistérios luminosos do terço enquanto aguardávamos a chegada do Símbolo do Olho do Pai. Pontualmente às 19:30 hs, como previsto, nossos irmãos de Curso Ricardo Wazen e Joel Melquiades, acompanhados do Marco Antonio e da Maria Luiza, filhos do Joel e da Maria Fernanda, trouxeram-nos o presente da noite. Tivemos, então, por cerca de meia hora, a oportunidade única de meditarmos, frente a frente com o “olho do Pai”, sobre a onipotência e onipresença de Deus Pai em nossas vidas. Como filhos de Deus, como casais cristãos e pais de família, agradecemos a imensa graça de conseguirmos, num sábado à noite, estarmos reunidos em torno de Deus, em busca de crescimento espiritual para cumprir nossa missão pessoal, conjugal, familiar e social, ancorados no carisma e na pedagogia do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em especial da União de Famílias de Schoenstatt. Encerramos este momento com uma oração especialmente enviada pelo casal Aline e Marcelo, que não puderam comparecer por motivos de saúde. Tivemos, por fim, a ocasião única de agradecer diretamente ao Criador da Vida a bênção que recebemos nesta semana: a notícia da confirmação de “nossa” gravidez, na expectativa da chegada de nosso primeiro filho. Fizemos a nossa parte, estamos certos, o que incluiu contrariar planos profissionais pré-estabelecidos e conviver com a indiferença – quando não a completa aversão – de muitos à nossa volta. Afinal, vivemos numa época claramente anticonceptiva, em que desejar gerar um filho é considerado quase uma afronta ao modo de vida moderno. Mas Deus Pai, que tudo vê e nos ama verdadeiramente, decidiu nos presentear com a gravidez. Que esta graça por nós recebida justo na semana em que o Símbolo do Pai esteve em nosso Santuário e em nossas casas não passe por mera coincidência, pois não existe coincidência, existe Providência."
Maximiliano e Karen


O Símbolo do Pai com a União de Famílias em Curitiba


Grupo 1


Grupo 2

Grupo 3


Grupo 4


Chegada ao Santuário Tabor Magnificat


Momento com as crianças


Tenhamos um coração de criança...


O Símbolo do Pai é levado para o interior do Santuário


Entrega do Símbolo aos jovens

O Símbolo do Olho de Deus

(Texto: Irmãs de Maria, disponível em http://www.tabormta.org/simbolo_2011.html)

Nos primeiros séculos do cristianismo a arte cristã não se ocupou em representar Deus. As pinturas, ícones ou esculturas diziam respeito a Jesus Cristo, a Nossa Senhora e aos santos.

A partir da Idade Média aparecem as primeiras representações, salientando Deus criador, envolto em nuvens, em grande majestade e poder, tendo a mão direita estendida e o dedo anular apontando o universo. É a mão direita de Deus que opera prodígios, segundo a expressão: Digitus Dei est hic. [Vulgata, Êxodo 8.19] O dedo de Deus está aqui. Em muitas oportunidades Deus foi representado simplesmente pela mão saindo de uma nuvem.

Nos séculos XVIII e XIX, Idade Contemporânea, a arte cristã começou a representar o olho como símbolo de Deus, nas igrejas e capelas, especialmente nos portais, acima dos púlpitos, nos altares e nas pinturas do teto. O olho de Deus geralmente era representado no meio de raios luzentes, também sobre uma nuvem e, em geral, associados a um triângulo simbolizando a Santíssima Trindade. Era o esforço da Igreja para trazer novamente ao coração e à vida do homem a realidade da presença de Deus, numa época marcada pela fuga de Deus.

O olho de Deus geralmente era representado dentro de um triângulo. Os ângulos iguais do triângulo servem muito bem para explicar o mistério de Deus uno e trino. Um só Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três Deuses, mas um só. “A unidade divina é trina”, diz-nos o catecismo da Igreja católica, no nº 254.

No centro do triângulo está o olho, representando a onipresença de Deus, à qual nada fica oculto aos seus olhos, tal como lemos na Escritura.
  • “Os olhos do Senhor observam os caminhos do homem e vigiam todos os seus trilhos.” (Provérbios 5,21)
  • “Os olhos do Senhor são infinitamente mais luminosos do que o sol, vêem todos os caminhos dos homens e penetram os lugares mais secretos. Antes de serem criadas, ele já conhecia todas as coisas.” (Eclesiástico 23,19s)
  • “Teus olhos viam como fui formado. No teu livro estão todos inscritos os dias que foram fixados e cada um deles nele figura.” (Cf. Salmo 139, 16)

Desde quando temos o símbolo do olho de Deus nos Santuários de Schoenstatt?

Sua história teve início na América do Sul, quando, em 1947, nosso Pai e Fundador visitou as Províncias das Irmãs. Cada Província escolheu seu ideal e fez a sua bandeira. A Província do Uruguai/Argentina, que desejava ser Família de Nazaré, Província do Pai, resolveu bordar na bandeira também um olho de Deus Pai. Na Noite de Natal de 1948, junto com o Pai e Fundador, colocaram um Símbolo do olho de Deus Pai no Santuário. Este primeiro símbolo, feito em madeira, foi pintado pela artista Irma Ulmer. Nosso Fundador alegrou-se muito com isto e deu grande importância a esse acontecimento, porque expressava o surgir de uma corrente de Pai na Família, isto é, de Deus como Pai, mas também uma corrente em torno do Fundador como Pai desta Família.

Em 1950, a Província das Irmãs chamada Providentia em Metternich, Alemanha, da qual Irmã Emílie era Provincial, também colocou, na noite de Natal, o Símbolo de Deus Pai, no Santuário, pelas mãos do Padre Kentenich. Como Província Providência escolheram o olho de Deus, para expressar que deviam viver sob o olha amoroso de Deus Pai, providente.

Iniciava, nesta época, na Família, uma corrente do Pai e com ela também o impulso de expressá-la por uma imagem, um símbolo visível..

Além destes dois Santuários, nosso Pai e Fundador entronizou o olho do Pai, nos seguintes Santuários:
  • em 1952 em Santa Maria/RS,
  • em 1952 em Florencio Varela, Argentina,
  • em 1966 na Liebfrauenhöhe, em Colônia e no Monte Schoenstatt,
  • em 1967 em Dietershausen.

sábado, 27 de agosto de 2011

Fotos do Símbolo do Pai no Facebook

Foram publicadas no Facebook fotos do Símbolo do Pai no Santuário Magnificat! Acesse em http://www.facebook.com/santuariomagnificat.

Símbolo do Pai vai a Rio Negro

Ontem (26/08) o símbolo do Pai foi enviado, de nosso Santuário Tabor Magnificat, para Rio Negro. Hoje (27/08) ele retorna à Curitiba.




Recepção e peregrinação do Símbolo do Pai junto ao Santuário Magnificat

24 de agosto à 01 de setembro de 2011.

No dia 24 de agosto, a Mãe de Deus do Santuário Tabor Magnificat nos enviou para Joinville em busca do Símbolo do Pai. Formamos uma caravana dos Ramos da Liga das Mães e mais o carro do Presidente do Conselho da Família de Schoenstatt, Sr Douglas Moser e a Irmã Mercedes.

Grande foi nossa expectativa. Amanheceu um dia chuvoso. Ao chegar, um grupo de pessoas junto com a Irmã M. Helena nos esperava no portal da cidade. Após a acolhida, nos informaram que não era possível chegar até a Ermida da Mãe e Rainha situada na Praça dos Aventureiros por motivo da chuva. Sendo assim nos conduziram para o restaurante, para o almoço, onde foi reservado um espaço para o nosso grupo. Em uma das mesas, no cantinho instalamos o nosso altarzinho colocando sobre a bandeira do movimento, o quadro da Mãe e do Pai.
De um lado das mesas se posicionaram o grupo de Joinville e do outro lado nós do Santuário Magnificat.

Para entregar o Símbolo, Irmã M Helena fez uma oração espontânea, agradecendo ao Pai e ao mesmo tempo desejando para nós as mais ricas bênçãos na companhia do Pai. Neste momento o entregou à Ir Mercedes e ao Sr Douglas que o tomaram em suas mãos. Foi um momento agraciado e felicitador. Entre canto, aclamações, alegria e muita festa dirigimo-nos à nossa condução trazendo o nosso tesouro escondido na mala.

Na viagem, inicialmente o símbolo ficou no ônibus com as Mães e a uma certa altura da estrada foi translado para o carro.

Ao chegar ao Santuário Magnificat, um bom numero de Romeiros, participantes da novena da Mãe e Rainha e membros do Movimento juntamente com as Irmãs nos esperavam munidos com bandeiras, cantos, aclamações e um poema de boas vindas. Neste momento D. Rafael, Bispo Auxiliar de Curitiba chegou para abrilhantar nossa celebração. O Símbolo foi entregue nas mãos de D. Rafael. Após esta singela homenagem, dentro do Santuário, D. Rafael nos dirigiu umas palavras. O símbolo foi colocado sobre o altar e as pessoas se aproximavam fazendo reverência.

Após meia hora houve a celebração da Santa Missa presidida por D. Rafael. Na homilia, o nosso celebrante, bispo auxiliar da Nossa Arquidiocese de Curitiba, falou sobre o histórico do símbolo do Pai e o seu significado espiritual. Após as preces, conforme o seu desejo, cantamos o hino “Esta entre nós” enquanto o símbolo do Pai foi levado para o meio do povo. As pessoas saiam dos seus lugares para tocá-lo.

Logo após a Santa Missa o SÍMBOLO já começou com a peregrinação pelas famílias e comunidades da Família de Schoenstatt.

Ir. Celina e Ir. Mercedes

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Símbolo do Pai chega a Curitiba e inicia sua peregrinação no Regional Paraná

Foi com imensa gratidão e alegria que na manhã do dia 24 de agosto de 2011, representantes das famílias schoenstatianas de Santa Catarina e de Curitiba se encontraram na cidade de Joinville para, juntas, saudarem o Símbolo do Pai que visita neste ano nossas terras brasileiras!

Após peregrinar por diversas cidades do estado de Santa Catarina, o Olho do Pai foi entregue oficialmente para a Família do Santuário Tabor Magnificat, representada por uma linda e animada caravana da Liga das Mães, pelas Irmãs M. Mercedes e M. Celina e pelo Presidente do Conselho da Família, Douglas Emerson Moser, que sentiram grande emoção por estarem vivenciando este momento histórico!

Em seguida, o Símbolo do Pai “participou” de um almoço de confraternização entre as duas famílias e seguiu viagem rumo a Curitiba deixando lindas recordações nas terras catarinenses. A caravana chegou ao Santuário Tabor Magnificat, com grande júbilo, perto das 16h, onde muitos membros da Família também já aguardavam ansiosos pela chegada do Símbolo do Pai, entre eles nosso ilustre e estimado Bispo Dom Rafael Biernaski, que fez questão de estar presente entre os filhos do Padre Kentenich, numa tarde tão especial para a Família de Schoenstatt de Curitiba. Ao receberem o Símbolo do Pai, todos sentiram-se ricamente abençoados pelo Pai e Fundador e abrigados nas mãos paternais de Deus.

Às 17h aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom Rafael. O Santuário até parece que cresceu para acolher a todos que procuravam se abrigar do frio. Os que ficaram do lado de fora, garantiram as contribuições ao Capital de Graças.

Na homilia, Dom Rafael falou de Deus que é Pai e providente, que é amor e o quanto percebemos esta transparência de Deus em nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Recordou, ainda, que, com o Símbolo do Pai, queremos compreender a capacidade de sermos filhos e que “o Olho do Pai nos proteja”, completou Dom Rafael (conferir áudio com a homilia e palavras de encerramento).

Para saudar o Símbolo do Pai e acolhê-lo em terras curitibanas, a Família cantou animadamente a música “Está entre nós”, composta pela Ir. M. Diná. Que o Símbolo do Pai sinta-se muito bem-vindo entre nós e, mesmo que o clima não confirme a previsão de que teremos calor nos próximos dias, os corações estão quentes e inflamados por esta visita tão especial.

À noite, o Símbolo do Pai visitou algumas famílias da União e hoje já está cumprindo a programação prevista. Acompanhem o blog, pois estaremos contando e mostrando os passos que o Símbolo do Pai estará percorrendo na capital paranaense nos próximos dias.

Vivian Moser e Luciana Mocelin
União de Famílias de Schoenstatt – Curitiba/PR


Confraternização das Famílias de Schoenstatt de Joinville e Curitiba


O Símbolo do Pai chegando ao Santuário Tabor Magnificat


Dom Rafael durante a Homilia


Dom Rafael Biernaski, filho de Schoenstatt


Como é lindo, exclamou um dos presentes!


Como é bom estar sob o olhar do Pai!


A Família de Curitiba cantou para homenagear o ilustre visitante


Representantes da Família de Schoenstatt que estiveram na Missa de recepção


Recepção no Santuário Tabor Magnificat


O Símbolo do Pai no altar do Santuário Tabor Magnificat

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ouças as músicas compostas para a visita do Símbolo do Pai à Curitiba

Música ESTÁ ENTRE NÓS:



Música FILHO MUITO AMADO:



FILHO MUITO AMADO

Música composta pela Ir. M. Diná por ocasião da visita do Símbolo do Pai em Curitiba
L.M.: Ir. M. Diná Batista de Souza – 21.7.2011


És meu filho muito amado! Desde toda a eternidade, meu olhar de Pai esteve contemplando o teu ser. O teu nome eternamente tenho inscrito em minhas mãos. Tua vida e teus sonhos estão em meu coração.

SOU TEU PAI E VENHO A TI. SOU O DEUS DO AMOR INFINITO. MEU OLHAR REPOUSA SOBRE TI E ACOMPANHA OS PASSOS TEUS NO CAMINHO AO MEU CORAÇÃO.

Ó Deus Pai, tu és o Amor, és a fonte da minha vida. Abrigado em teu olhar tenho a minha segurança. O teu nome eternamente é a minha oração. Proclamar esta verdade é a minha gratidão.

SOU TEU FILHO E VENHO A TI. QUANTO MAIS PEQUENO EU ME TORNO TEU OLHAR REPOUSA SOBRE MIM CONDUZINDO OS PASSOS MEUS NO CAMINHO AO TEU CORAÇÃO.

O Santuário é nosso lar, o lugar da Aliança, onde a Mãe é a Rainha e conquista os corações, transformando cada filho semelhante a Jesus e nos leva para o Pai, seu olhar que nos conduz.

SOU A MÃE E VENHO A TI. TE BUSQUEI COM AMOR INFINITO! MINHA LUZ ILUMINA OS PASSOS TEUS. PEREGRINA EU SEREI EM TEU CAMINHO RUMO AO PAI.

Registros da chegada do Símbolo do Pai em 24/08/2011


Fotos de Analucia Gualberto de Macedo.

O Símbolo do Pai está chegando...

Estamos em preparação aos 100 anos de fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o grande Jubileu de Ouro da Aliança de Amor!

Nesta contagem regressiva para a grande festa, iniciou no ano de 2009, a peregrinação do Símbolo do Pai pelo mundo todo. Este símbolo nos recorda o amor de Deus Pai e sua Providência Divina e ao mesmo tempo nos une com nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, que no decorrer de sua vida testemunhou e provou de muitos modos o amor paternal de Deus! Este símbolo foi um presente do próprio Pe. Kentenich a toda a família de Schoenstatt, no ano de 1967, para ser colocado no Santuário Original, na Alemanha. Este grande presente chega novamente a Curitiba hoje!

sábado, 20 de agosto de 2011

24/08/2011 - O Símbolo do Pai

No dia 24/08/2011 Curitiba ganha um presente: O Símbolo do Pai para o Santuário Original.



“Talvez possa fazer-lhes uma proposta: (...) Eu lhes dou o olho do Pai. (...) Dou-o aos senhores e à Família inteira...”.

O Símbolo do Pai ficará em Curitiba até dia 28/08/2011.

Toda a Família de SCHOENSTATT de Curitiba se reunirá no Santuário.

Domingo, dia 28, 15:00 HS – Vivência – Primeiro na Tenda, depois no Santuário e por fim na Pira de José Engling para queimar o capital de graças.

ESTÁ ENTRE NÓS

Música composta pela Ir. M. Diná por ocasião da visita do Símbolo do Pai em Curitiba
L.M.: Ir. M. Diná Batista de Souza – 21.7.2011

Família do Brasil Tabor, canta alegria e muita gratidão! É o Pai que vem te visitar e muitas graças derramar. Ele vem do Lar Original, é o símbolo do amor paternal, pra confirmar que és filho muito amado e tens uma missão mundial.

Canta alegremente, Família do Tabor, é o Pai presente, sinal do seu amor! Tua Aliança é nossa missão! Nós vamos contigo, Pai, unidos num só coração.

Ó Pai, o teu olhar de amor, é luz que brilha em nosso caminhar, conduzindo-nos com a Mãe e Peregrina ao Centenário da Aliança. Levaremos o fogo da missão! O mundo inteiro em Tabor transformar. O teu olhar faz de nós filhos heróicos, herança do Pai e Fundador.

Canta alegremente, Família do Tabor, é o Pai presente, sinal do seu amor! Tua Aliança é nossa missão! Nós vamos contigo, Pai, unidos num só coração.

Família do Brasil Tabor! É tua hora, é missão sagrada: constrói aqui a terra de amor, de pureza e alegria. E a verdade então rebrilhará, liberdade é fruto do amor da Aliança com a Mãe Educadora, para a glória de Deus Pai.

Canta alegremente, Família do Tabor, é o Pai presente, sinal do seu amor! Tua Aliança é nossa missão! Nós vamos contigo, Pai, unidos num só coração.