segunda-feira, 30 de julho de 2018

Mensagem para todos os integrantes do JUMAS


Nós JUMAS queremos formalizar por meio desta e convidar todo o JUMAS BRASIL todos os  regionais para participarem da FACKELLAUF que acontecerá entre Londrina e Maringá nos dias 28, 29 e 30 de setembro do ano corrente.

A primeira Fackellauf que temos conhecimento que foi realizada pelo Jumas, surgiu do impulso interior da Juventude Masculina da Alemanhã, que com o lema: "O Salvador quer percorrer as ruas de hoje, e tocar as pessoas", correu de Schoenstatt- Alemanhã até Roma-Itália, trazendo as mãos o fogo de sua missão. Posteriormente em 2014 Centenário da Fundação de Schoenstatt, a Juventude Masculina Internacional resolve percorrer quase o mesmo caminho de 2009 inverso, trazendo o fogo da Missao de Pompéia-  Itália, onde o Pai fundador se inspirou para a Fundação, a Schoenstatt-Alemanhã, nosso lugar de graça. 

Três fortes motivos nos impulsionam na realização dessa Fackellauf Nacional. 

O primeiro é comemoração do Centenário de Sacrifício de José Engling,  nosso Irmão Maior, "O Documento de Fundação Vivido". Para toda a Família de Schoenstatt é de grande importância celebrar este centenário, mais ainda para nós do Jumas, que o tomamos como modelo e referência. 

O segundo, é Ano do Pe.Kentenich, e assim  podemos como Jumas Brasil, presentear essa Fackellauf ao pai fundador, dizendo com nossa atitude que "Somos fogo de seu fogo, alma de sua alma". Como Kentenich, seremos portadores do Fogo do Cristo Tabor.  

O Terceiro e não menos importante, é a Conquista da Pira do futuro Santuário de Maringá, e os 20 Anos de fundação do Ramo da Juventude Masculina em Maringá.  

Maiores informações se encaminharam, ao longo da preparação para este evento anunciado no fórum nacional de 2017 em Itaara- Rs. 

Saúdo-vos fraternalmente, em aliança de amor, 

Flavio Dias 
Gabriel Figueiredo
Organizadores do evento e Líderes da juventude masculina de Schoenstatt Maringá e Curitiba

Arraiá Julino de muita música, diversão e bênçãos


Fotos e texto - Joelma Polli

O último final de semana foi de muita festança no Santuário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR. A tradicional Festa Julina atraiu vários romeiros e integrantes dos ramos do Movimento de Schoenstatt com comidas típicas, brincadeiras, bingo, Missa Sertaneja e é claro, como não pode faltar, o arraiá.

Para que a festa fosse um sucesso, as equipes participantes da Copa Kentenich ajudaram na organização de todos os detalhes e a banda formada pela família Borgonhoni alegrou a todos com as canções caipiras.

A diversão não acabou logo, ao final da Missa ainda teve procissão rumo a uma grande fogueira, a qual abrilhantou ainda mais com a quadrilha e o show de fogos de artifício. Mas nada disso seria possível se não fosse a união dos envolvidos, com as graças da Mãe de Deus, um muito obrigado!




sexta-feira, 20 de julho de 2018

Confira as fotos do Dia 18 de Julho

“Creio que jamais há de perecer, quem fiel à Aliança de Amor permanecer!” 
Pe. José Kentenich











segunda-feira, 16 de julho de 2018

Nesta quarta, tem Missa do Dia da Aliança


Dia 18, próxima quarta, todos estão convidados a comparecer nas Missas do Dia da Aliança. Serão celebradas no Santuário Tabor Magnificat às 17h e 20h. Nada sem vós, nada sem nós, a Mãe Rainha conta com a sua presença!

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Um presente da LAFS para o Pai e Fundador


Texto - Josiane dos Anjos Marques e Ir. M. Jacinta Donati
Foto - Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt

À sombra do Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR, reuniram-se algumas integrantes da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS) no dia 2 de julho. A finalidade desse encontro é preparar a Jornada Missionária da LAFS, planejada para os dias 2, 3 e 4 de novembro, em Guarapuava/PR.

Sob o frio de Curitiba, mas com o coração aquecido de ardor missionário, a Liga se coloca em saída. A Jornada Missionária envolverá liguistas dos regionais Sudeste e Paraná, com o intuito de cultivar, por meio do espírito missionário, um projeto que ajude o Ramo a florescer e produzir frutos. Sua proposta também é anunciar a vida agraciada do Pai e Fundador, neste ano dedicado a ele. Essa jornada será o presente da LAFS para o Pai e Fundador!

Dons a serviço

Scheyla Furlan, dirigente do ramo em Curitiba/PR, explica que esse “vai ser um projeto piloto da LAFS, bem bonito e ousado, um presente para o nosso Pai e Fundador . É um projeto piloto, mas de acordo com nosso carisma! Somos braço direito do Pai, então temos que fazer algo a mais pela nossa sociedade, com o talento que temos”.

Ela explica um pouco sobre a proposta: “Faremos visitas às casas, ficaremos instaladas em uma determinada escola/comunidade, teremos uma Paróquia local para nos apoiar e participar das missas e terços, como acontece nas missões do Movimento em geral. Mas, o diferencial de nossa missão enquanto Liga Feminina, será a ‘LAFS em Ação’. Já que somos mulheres profissionais e atuantes em nosso meio, levaremos ações concretas para ajudar na comunidade local, com as habilidades de cada uma, para atender a comunidade naquele momento. Gostaríamos de oferecer, por exemplo, assessoria jurídica, trabalho de manicure, cabelo, maquiagem, as diversas áreas em que possamos trabalhar”.

A caminho dos 100 anos

Toda Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt vivencia um período de preparação para a celebração jubilar do centenário da sua fundação, em 20 de agosto de 2020. A Jornada Missionária surge, também, como uma preparação para esse jubileu, para que todas sejam, cada vez mais, inflamadas pelo ideal de portadoras de Cristo como Tabernáculos Vivos.

Agosto tem Feijoada da Liga de Famílias!


terça-feira, 3 de julho de 2018

Seleções em campo para conhecer a vida do Fundador


Texto - Joelma Polli e Renata Orsato
Fotos - Joelma Polli

A Copa Kentenich, em Curitiba/PR, reuniu os competidores numa tarde de formação sobre a vida do Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich. Durante o último sábado, 30 de junho, a Família de Schoenstatt se encontrou no Santuário Tabor Magnificat para a 2ª fase da competição. O desafio, nessa etapa, é descrever as principais ações realizadas pelo fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt por meio de cada parte do seu corpo.

A seleção ‘Ele amou a Igreja’ ressalta as pegadas do Pai pelo mundo e como seus pés o mantiveram erguido diante das adversidades. O cartaz da seleção ‘Confiança’ apontava para um coração eucarístico e outra equipe ressaltava a cabeça pensante por trás da Obra. As mãos foram parte essencial da edificação de Schoenstatt pelo mundo e os braços transmitiam a acolhida do Pai e Profeta. Tudo isso foi apresentado por meio de cartazes, que contavam pontos para as equipes. 

O tempo exige capacidade de discernimento

Então, a Ir. M. Fernanda Luiza Balan apresentou as linhas gerais que a guiaram para escrever o livro “Algo novo está se criando — Sinais dos tempos e profecias”. Ela conta que teve a ideia sobre a publicação porque gostaria que muitas pessoas, além das que já pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, soubessem quem foi o Pe. José Kentenich.

Para ela, a formação espiritual é primordial para que o povo brasileiro enfrente as duras provações da crise política atual. Durante a palestra, ressaltou uma frase dita pelo Papa Francisco: “O tempo em que vivemos exige de nós desenvolver uma profunda capacidade de discernimento… Discernir, entre todas as vozes, qual é a voz do Senhor, qual é a voz de Quem nos conduz à ressurreição, à vida, e a voz que nos livra de cair na cultura da morte”.

“Precisamos aprender a ler de dentro para reconhecer a urgência da formação no plano pessoal e comunitário, e por isso Schoenstatt prima muito pela formação, mas nós devemos nos cuidar para não sermos apenas um clube de autoformação e acabarmos não levando nosso carisma para os outros. Vamos nos lembrar que fazer sempre alguma coisa pelo outro foi o exemplo que o nosso Pai e Fundador nos deu no campo de concentração”, disse a Irmã de Maria.

Ela também contou fatos de diversos momentos da vida do Pe. Kentenich, especialmente os vividos durante a época do nazismo, na Alemanha, e do exílio, em Milwaukee/Estados Unidos. Ressaltou que ele sempre foi persistente em sua missão, nunca perdeu a esperança de que o Movimento iria sobreviver e superar os anos de provação.

Ao final do encontro, a Ir. M. Fernanda, que trabalhou nove anos como secretária executiva da Pastoral Familiar na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília/DF, autografou alguns livros e aproveitou para tirar as dúvidas do público sobre a história do Pai e Fundador.

E a segunda fase continua…

A Copa Kentenich é uma competição local, organizada pela Família de Schoenstatt de Curitiba, com o intuito de crescer no amor, conhecimento e vinculação sobre o Pai e Fundador. É a forma original que encontraram de celebrar o Ano Pe. Kentenich junto ao Santuário Magnificat.

As equipes ainda permanecem pontuando, nessa 2ª etapa, com a participação em Adoração Eucarística na próxima quinta-feira (05/07) às 20 horas, também na Missa da Aliança do próximo dia 18/07 e na Festa Julina (29/07).




Quinta tem Adoração Eucarística, venha participar conosco deste momento de louvor


segunda-feira, 2 de julho de 2018

Encontro Nacional da Missão Familiar já tem nova data, inscrições foram reabertas



Texto - Grupo Missionário Magnificat

Querida Família de Schoenstatt:

Inseridos no contexto atual de nosso país, em que tivemos que adiar o Encontro Nacional da Missão Familiar, enviamos aqui a nova data do encontro. Ele acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de setembro do ano de 2018, no Santuário Magnificat (Curitiba/PR).

Ainda vivendo o Ano do Pai Fundador, podemos com esta nova data manter parte da infra-estrutura já planejada, com menor ajustes de custos. Também essa data foi a que menos impactou no calendário das Famílias de Schoenstatt envolvidas, além de permitir um tempo hábil para a preparação das Missões Familiares locais (2019) já colhendo os frutos das reflexões e decisões tomadas no Encontro.

O Encontro se inicia às 14 horas do dia 07/09 (sexta-feira) e se encerrará dia 09/09 (domingo) no almoço, tendo o jantar da sexta-feira e sábado, almoço do sábado e domingo inclusos na taxa do encontro (que permanece a mesma).

Para você que já se inscreveu (pagou) e poderá participar, apenas pedimos que confirme sua presença para nós, organizadores. Para aquele que se inscreveu (pagou) e não poderá participar, nos informe para podermos ressarcir o valor pago pelo encontro.

Se você ainda não se inscreveu e com essa nova data deseja participar do encontro, vamos abrir novamente as inscrições, clique aqui para acessar o formulário.

Quem possui dúvidas sobre as inscrições, pode entrar em contato com Lucas Romagnolli (lucasromagnolli@gmail.com / (43)99109-5117) ou Elcio Verceze (elcioverceze@hotmail.com / (43)99128-7705). 

Demais informações, entrar em contato com Anaisa (acverceze@gmail.com / (43)99133-0775) ou Mateus (mateusgcarvalho@gmail.com / (43) 99840-0105).

Agradecemos a todos a compreensão e seguimos unidos em oração! Vamos intensificar nosso Capital de graças com a oração pelo Encontro e com nossas atitudes concretas no dia a dia. Unidos na Aliança de Amor e na missão do Pai Fundador!

Equipe organizadora,
Encontro Nacional da Missão Familiar