terça-feira, 3 de julho de 2018

Seleções em campo para conhecer a vida do Fundador


Texto - Joelma Polli e Renata Orsato
Fotos - Joelma Polli

A Copa Kentenich, em Curitiba/PR, reuniu os competidores numa tarde de formação sobre a vida do Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich. Durante o último sábado, 30 de junho, a Família de Schoenstatt se encontrou no Santuário Tabor Magnificat para a 2ª fase da competição. O desafio, nessa etapa, é descrever as principais ações realizadas pelo fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt por meio de cada parte do seu corpo.

A seleção ‘Ele amou a Igreja’ ressalta as pegadas do Pai pelo mundo e como seus pés o mantiveram erguido diante das adversidades. O cartaz da seleção ‘Confiança’ apontava para um coração eucarístico e outra equipe ressaltava a cabeça pensante por trás da Obra. As mãos foram parte essencial da edificação de Schoenstatt pelo mundo e os braços transmitiam a acolhida do Pai e Profeta. Tudo isso foi apresentado por meio de cartazes, que contavam pontos para as equipes. 

O tempo exige capacidade de discernimento

Então, a Ir. M. Fernanda Luiza Balan apresentou as linhas gerais que a guiaram para escrever o livro “Algo novo está se criando — Sinais dos tempos e profecias”. Ela conta que teve a ideia sobre a publicação porque gostaria que muitas pessoas, além das que já pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, soubessem quem foi o Pe. José Kentenich.

Para ela, a formação espiritual é primordial para que o povo brasileiro enfrente as duras provações da crise política atual. Durante a palestra, ressaltou uma frase dita pelo Papa Francisco: “O tempo em que vivemos exige de nós desenvolver uma profunda capacidade de discernimento… Discernir, entre todas as vozes, qual é a voz do Senhor, qual é a voz de Quem nos conduz à ressurreição, à vida, e a voz que nos livra de cair na cultura da morte”.

“Precisamos aprender a ler de dentro para reconhecer a urgência da formação no plano pessoal e comunitário, e por isso Schoenstatt prima muito pela formação, mas nós devemos nos cuidar para não sermos apenas um clube de autoformação e acabarmos não levando nosso carisma para os outros. Vamos nos lembrar que fazer sempre alguma coisa pelo outro foi o exemplo que o nosso Pai e Fundador nos deu no campo de concentração”, disse a Irmã de Maria.

Ela também contou fatos de diversos momentos da vida do Pe. Kentenich, especialmente os vividos durante a época do nazismo, na Alemanha, e do exílio, em Milwaukee/Estados Unidos. Ressaltou que ele sempre foi persistente em sua missão, nunca perdeu a esperança de que o Movimento iria sobreviver e superar os anos de provação.

Ao final do encontro, a Ir. M. Fernanda, que trabalhou nove anos como secretária executiva da Pastoral Familiar na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília/DF, autografou alguns livros e aproveitou para tirar as dúvidas do público sobre a história do Pai e Fundador.

E a segunda fase continua…

A Copa Kentenich é uma competição local, organizada pela Família de Schoenstatt de Curitiba, com o intuito de crescer no amor, conhecimento e vinculação sobre o Pai e Fundador. É a forma original que encontraram de celebrar o Ano Pe. Kentenich junto ao Santuário Magnificat.

As equipes ainda permanecem pontuando, nessa 2ª etapa, com a participação em Adoração Eucarística na próxima quinta-feira (05/07) às 20 horas, também na Missa da Aliança do próximo dia 18/07 e na Festa Julina (29/07).