quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Não perca! Celebração internacional no dia 15 de setembro de 2018

Texto - P. Heinrich Walter e Sr. M. Cacilda Becker

Apenas algumas semanas nos separam do ponto alto do Ano P. Kentenich, o jubileu de 50 anos do regresso de nosso Pai e Fundador ao Lar Eterno. A Família de Schönstatt a nível internacional caminha com alegria ao encontro deste acontecimento. Depois da vivência agraciada do 18 de outubro de 2014 que como geração atual nos levou ao início de nossa história de fundação, esperamos nesta hora de história um novo Pentecostes, que nos ajudará a nos tornar um “Schoenstatt em saída”.

Em seguida da morte de nosso Pai, na Semana de outubro de 1968, P. Menningen assinalou
momento com as palavras: “A sua volta ao lar Eterno não é um fim, mas um início no Espírito Santo” (P. Menningen, 17 de outubro de 1968).

Um novo início no Espírito Santo, um Schoenstatt em espírito de Pentencostes é o que pedimos como graça especialal neste 15 de setembro. Nossa celebração internacional que realizamos aqui em Schoenstatt e em todo o mundo está perpassada por este espírito. Com mais ou menos 2.000 pessoas vindas de várias partes do mundo nos reuniremos no lugar de falecimento de nosso pai e Fundador. Por meio da transmissão “Live-stream” pela Internet podemos nos unir à celebração junto ao túmulo do Fundador.

Nosso Pai nos indicou muitas vezes que, mais ou menos 50 anos depois da morte de um Fundador se decide o futuro de um Movimento. Nesta época se darão importantes processos para o caminho futuro. Nesta consciência queremos, no momento principal de nossa celebração nos colocar à disposição de nosso Pai e pedir a ele que tome novamente a Obra em suas mãos. Na celebração terá grande importância elementos chaves da Mensagem da Presidência Internacional que foi publicada no dia 8 de julho de 2018.

Símbolo

Em reflexões do Movimento alemão surgiu a ideia de um símbolo que marcará este momento histórico para as futuras gerações de nosso Movimento internacional: a pequena janela na Capela do Pai receberá um configuração artística que representa a irrupção do Espírito Santo.

Transmissão

A celebração será transmitida pela Internet no canal da Schoenstatt TV (clique sobre o link para acessar) das 9:00 às 12:30 (16:00 às 17:30 no horário alemão) e será traduzida em alguns idioma. Simultaneamente serão traduzidos em espanhol, inglês e português.