quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Celebremos o Jubileu de Páscoa do Pai Fundador

Texto - Karen Bueno e Renata Orsato
Foto - Renata Orsato

Milhões de famílias no Brasil recebem mensalmente uma visita muito especial: a imagem da Mãe e Rainha, que vem do Santuário, trazendo seu Filho Jesus, com todas as graças especiais do Santuário de Schoenstatt. Isso é possível, hoje, porque Padre José Kentenich fundou o Santuário e a Obra Internacional de Schoenstatt. Queremos agradecer a Deus pelo que ele presenteou ao mundo, na pessoa do Padre Kentenich.

No dia 15 de setembro deste ano, 2018, faz 50 anos que ele terminou a sua missão nesta terra, para continuá-la a partir do céu. Pela Aliança de Amor com Maria, ele deu sua vida pelo Santuário, para que a espiritualidade de Schoenstatt preste um abençoado serviço à Igreja e ajude a renovar o mundo. Várias pessoas que viveram sua teologia pedagógica são reconhecidas pela Igreja como exemplo e estão com o processo de beatificação encaminhados no Vaticano. Também o Pe. Kentenich está com seu processo de beatificação em andamento. Ao longo dessas cinco décadas, em Deus, ele continua presente na história de tantos filhos espirituais, que se empenham para ajudar a renovar o mundo, a partir da realidade em que vivem. Ele continua a ajudar todas as pessoas que a ele recorrem, suplicando graças, em suas aflições.

É por isso que, no dia 15 de setembro, sábado, o Movimento Apostólico de Schoenstatt de Curitiba-PR promoverá um evento especial para celebrar e agradecer a Deus pelo dom de sua vida, como Pai e Fundador da Família Internacional de Schoenstatt. A celebração será na Santuário Tabor Magnificat, a partir das 14h45.

Confira a programação completa:
  • 14h45 – Ambientação
  • 15h00 – Início da vivência temática (confira ao final do texto os temas a serem trabalhados)
  • 16h30 - Encerramento da vivência
  • 17h – Santa Missa Solene
  • Logo após a Missa – Peregrinação até o Santuário e Estátua do Pai
  • Encerramento – Lanche Comunitário na Tenda do Pai (quem puder, pode trazer um prato ou bebida para partilhar)

Uma mensagem atual

Segundo o Papa Francisco, “o profeta é aquele que reza, olha para Deus, olha para seu povo, sente dor quando o povo erra, chora – é capaz de chorar pelo povo – mas é também capaz de arriscar a própria pele para dizer a verdade”. Disse ele também: “A mim, me impressionou a incompreensão que teve que padecer o Pe. Kentenich e à rejeição. Quando o Senhor o faz passar a prova da rejeição, é o sinal dos Profetas.”

A Família de Schoenstatt compreende seu fundador como um ‘profeta de Maria’, por meio do qual Deus fala para este tempo e a vida pessoal de cada cristão. É por isso que deseja “enriquecer a vida da Igreja com o seu carisma”, como pedia São João Paulo II ao referir-se ao Pe. Kentenich. Acreditamos que a espiritualidade do Pe. Kentenich é capaz de nos ajudar na transformação de nossa Pátria.

Programação da vivência temática:

PARTE I
Condução:  Liga das Mães