segunda-feira, 10 de abril de 2017

Santuário Tabor Magnificat celebra Domingo de Ramos



Em união com toda a Igreja, em 9 de abril foi celebrada a Missa do Domingo de Ramos no Santuário Magnificat, dando assim início às celebrações da Semana Santa. Tivemos missa às 11 horas presidida pelo capelão do Santuário Pe. Marcelo Souza e às 17 horas pelo padre Reni, que estava em visita à cidade de Curitiba. Nos diferentes momentos da celebração, foi apresentado o significado deste dia e desta celebração, que remonta à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e nos introduz ao mistério da Salvação, o mistério da Páscoa.

A celebração iniciou diante do Santuário, onde os participantes puderam pegar um ramo. Após a bênção dos ramos, foram cantados os hinos de louvor e todos seguiram para a capela Magnifica. Muitos fiéis participaram da procissão, relembrando a presença massiva dos habitantes de Jerusalém quando Jesus por ali passou. A partir disso, seguiu-se para a Santa Missa com a narração do Evangelho da Paixão do Senhor. 

Após esta celebração, partimos preparados para as celebrações do Tríduo Pascal. O Evangelho e as reflexões do Domingo de Ramos estão concentrados na Paixão de Jesus, cujo sentido último é a Ressurreição.

Cabe refletir também sobre as palavras do Papa Francisco por ocasião da celebração do Domingo de Ramos, horas antes diante de milhares de fiéis na Praça São Pedro: “Para seguir fielmente a Jesus, peçamos a graça de o fazer não por palavras, mas com as obras, e ter a paciência de suportar a nossa cruz: não a recusar nem jogar fora, mas, com os olhos fixos n’Ele, aceitá-la e carregá-la dia após dia.” (cf. www.news.va, 9 abr. 2017)