domingo, 30 de abril de 2017

Juventude Masculina de Curitiba/PR realiza Encontro de Dirigentes


Alegria, animação e companheirismo contagiaram os participantes


Nos dias 14, 15 e 16 de março, inspirados pela espiritualidade da Semana Santa, sete rapazes da Juventude Masculina (Jumas) de Curitiba se reuniram no Encontro de Dirigentes, com foco na Mística dos Pioneiros. Ministrado por membros do Jumas Jaraguá, Romário Souza e Carlos Gabriel, e com o apoio de alguns membros da União de Famílias de Curitiba, o evento objetivou preparar e motivar os participantes para a Escola de Dirigentes do Regional Paraná, que acontecerá em junho, na cidade de Londrina.

Os Pioneiros são um grupo formado pelos meninos mais jovens do Jumas, que possuem como missão abrir e desbravar caminhos para a passagem da Mãe de Deus e seu filho Jesus Cristo, bem como preparar a chegada de novos seguidores, por meio da vivência de bons exemplos como filhos, alunos, amigos e católicos.

Atividades desenvolvidas

Após a procissão da Sexta-Feira da Paixão, todos se reuniram no Santuário, onde foi feita uma oração inicial inspirada pela passagem de João 14,9b, que transcreve um dos mais conhecidos ensinamentos de Jesus: “Aquele que vê a mim, vê o Pai”. Também houve partilha das expectativas e temores com relação aos Pioneiros. Em seguida, no salão, todos se vestiram com túnicas, caracterizando-se como apóstolos, e participaram de uma vivência relembrando a Santa Ceia. Primeiramente, todos lavaram os pés uns dos outros, dizendo para cada um o porquê do gesto, depois todos se alimentaram de pão sírio e passaram por um momento de profunda reflexão e contribuição ao Capital de Graças.

Ao final da ceia, seguiram para o bosque portando velas nas mãos, para relembrar a Crucificação e Morte de Jesus. Então, foi apresentado o Capital de Graças em forma de Cruz, na qual cada um fixou com pregos o nome de um dos presentes no Encontro, recebendo como missão entregar suas orações e sacrifícios pela pessoa citada durante todo o final de semana, em um gesto de doação, assim como Jesus doou-se por cada um.

Durante o sábado foi promovida formação sobre a forma de viver a espiritualidade de um dirigente, como preparar reuniões e acampamentos, além de aprofundamento na Mística dos Pioneiros, o qual abordou todos os seus símbolos, conquistas e etapas.

Ao final da tarde todos participaram juntos da Celebração da Vigília Pascal, seguida por uma vivência sobre a importância da Paternidade. Os participantes foram convidados a refletir sobre as figuras paternas que tiveram em sua vida, como é a sua relação com essas pessoas e o que aprenderam com elas. Depois, de olhos vendados, os rapazes foram sendo conduzidos um a um até o salão onde, ao retirar as vendas, perceberam que em seu braço foi escrita a palavra “PAI” e a sua frente estavam os vários símbolos citados na formação (lenço, bandeira, anel, estrela, quadro de José Engling), representando um convite a exercerem sua paternidade em relação aos meninos que os aguardam e que a Mãe de Deus escolheu.

No dia seguinte, durante a oração da manhã foram feitos os agradecimentos, tanto da parte dos rapazes do Jumas Jaraguá aos membros do Jumas Curitiba que deram seu sim para o encontro, quanto da parte do Jumas Curitiba pela entrega e sacrifício do Romário e do Carlos Gabriel.


Os integrantes do ramo também agradecem ao apoio dos casais da União das Famílias e ainda pedem por Capitais de Graças e orações de toda a Família de Schoenstatt para que a Unidade de Pioneiros possa renascer no Jumas Curitiba.