segunda-feira, 1 de maio de 2017

Santuário Tabor Magnificat inicia Tríduo em preparação ao aniversário

Com a Festa de 32 anos do Santuário Tabor Magnificat se aproximando, deu-se início ao Tríduo em preparação para a comemoração, que ocorrerá no dia 21 de Maio. Durante as próximas três semanas, a Família do Movimento de Schoenstatt e os peregrinos são convidados a, em meio aos compromissos do dia a dia, reservarem um tempo para algumas reflexões sobre a representatividade da figura de Maria em suas vidas.

O livro Rumo ao Céu, escrito pelo fundador do movimento Padre José Kentenich, enquanto estava no Campo de Concentração de Dahau (Alemanha), apresenta a oração que foi selecionada como base para as interiorizações. “Torna-nos semelhantes à tua imagem, como tu, passemos pela vida fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo” (Rumo ao Céu, nº. 609, pág. 197).

Todos que interiorizarem os propósitos citados na oração são chamados a retornarem ao Santuário, dirigirem-se à imagem da Mãe de Deus fixada na Capela e retirar um dos retalhos que a encobre. Constará um número e um cupom para preencher nome e contato, que serão utilizados em sorteio do quadro com o retrato, no dia da festa.

Primeira parte do Tríduo

 As três Santas Missas deste final de semana tiveram a entrada dos celebrantes e Ministros da Eucaristia acompanhada por uma procissão de crianças, conduzidas pela Irmã Maria Doralice de Souza. Elas levaram flores que foram depositadas aos pés do quadro da Mãe de Deus, representando o amor que os brasileiros sentem por Ela.

Em continuidade à temática proposta para o início do Tríduo, durante a homilia, o Padre Marcelo de Souza buscou abordar aspectos relacionados à vivência prática do amor à Nossa Senhora. “Nós somos um povo que tem um profundo amor a Nossa Senhora. É só olhar para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, milhares de pessoas todos os anos. É só a gente passar um dia aqui também em nosso Santuário, muitas são as pessoas que visitam, e nós acreditamos que tudo isso é sinal de amor”, disse.

Ele ainda destacou a importância do amor não apenas como sentimento, mas adicionalmente como impulso por adquirir mais conhecimento, pontuando se os fiéis realmente conhecem os textos bíblicos e os dogmas proclamados pela Igreja relacionados à Maria, além da missão que Deus a confiou na história da Salvação.

“Para entender melhor sua missão, nós vamos pedir ajuda ao Padre José Kentenich, o fundador da Obra internacional de Schoenstatt, conhecido por ser um dos mais fiéis apóstolos de Maria. Pela espiritualidade desenvolvida por ele, percebemos que seu objetivo não era só aumentar a devoaoção a Nossa Senhora, mas também que este amor à Ela transformasse a vida das pessoas, isso ele experimentou em sua própria trajetória. Não é somenter pedir intercessão por graças, mas muito além disso, viver como um verdadeiro cristão. E buscamos nela um modelo, dentro da história, Ela cumpriu a vontade de Deus de forma única”, explicou.


De acordo com a espiritualidade schoenstattiana, Maria estabelece-se como modelo por ter sido formada por Cristo e por formar Cristo nas pessoas. Assim, torna-se a nossa educadora e nós desenvolvemos uma relação que vai muito além da devoção, pois é delineada pela vivência de um amor profundo à Virgem Santa.