terça-feira, 18 de abril de 2017

Curitiba e Porto Amazonas presentes na 19ª Cruzada do Homem Novo

Caminhada realizada durante a Semana Santa reuniu 220 jovens, que percorreram 80 quilômetros de Londrina/PR até Cornélio Procópio/PR

Impulsionados pelo lema do seu ramo para o ano de 2017, “Com Maria, Geração Missionária: ou Cristo ou nada!”, cerca de 220 membros da Juventude Masculina (Jumas) de Schoenstatt dos Regionais Paraná e Sudeste participaram da 19ª Cruzada do Homem Novo. Eles caminharam 80 quilômetros de Londrina a Cornélio Procópio tendo como objetivo o aprofundamento de sua espiritualidade durante a Semana Santa. Foram três dias de caminhada, passando pelas cidades de Londrina, Jataizinho, Uraí e Cornélio Procópio.

A caminhada foi dividida da seguinte forma: na quinta-feira os jovens percorreram 25 quilômetros saindo do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina, pela manhã, em direção à cidade de Jataizinho; na sexta-feira, quando se recordou a paixão do Senhor, foi o dia mais desafiador, pois o grupo percorreu 35 quilômetros de Jataizinho à cidade de Uraí e, finalmente, no sábado, caminhou 20 quilômetros de Uraí com direção ao Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio. A caminhada era somente pela manhã e tarde, após, os demais momentos eram destinados ao descanso, às celebrações litúrgicas de cada dia e também à espiritualidade com as vivências da noite.

Alex Souza e Robson Popoatzki foram os escolhidos para representar as cidades de Curitiba e Porto Amazonas. Robson relatou um pouco da sua experiência com este ato heroico: “Pude vivenciar a Semana Santa de uma maneira especial, como jamais havia feito antes, pois a vivência de Schoenstatt é algo incrível, especialmente no Jumas, pois tive a oportunidade de conviver melhor com os meninos de outras cidades do Paraná, como Ibiporã, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio e São Sebastião da Amoreira, e aprender com eles como funciona o ramo nas suas cidades, assim, me animei ainda mais com a missão de ajudar o Jumas Porto Amazonas, Curitiba e Rio Negro a crescer!”

Já Alex, que estava em sua 4ª participação na caminhada, ressaltou a importância deste ato e também a emoção de estar presente mais uma vez: “Eu fico muito feliz em poder retornar e vivenciar minha Semana Santa sempre diferente e de forma mais forte, pois assim eu realmente consigo entregar todas as dores e dificuldades da vida, em prol da santificação e fidelidade à Missão que Deus tem para cada um de nós, seja ela qual for. E isto se torna ainda melhor quando encontramos amigos de ramo que fazemos ao longo da caminhada de fé, unidos nos mesmos propósitos e na Aliança de Amor com a Mãe de Deus. É emocionante”.

Realmente não é fácil encarar o trajeto inteiro, porém, com muita fé e lembrando, principalmente, da entrega de amor que Cristo fez pela humanidade, todos se revestiram de forças e, mesmo com dores, cansaço físico e o sol forte, fizeram tudo valer a pena e mostraram que realmente a vitória sempre aparece. “Senti medo, após o fim do primeiro dia de caminhada, pois estava com bolhas nos pés e com muito cansaço, mas a vivência de quinta-feira à noite, especialmente, me deu confiança para seguir firme na sexta-feira, terminando com a sensação de agradecimento a Deus por ter me concedido forças, também a Cristo, pela sua entrega de Cruz e às pessoas que estiveram ao meu lado na preparação para a Cruzada, de modo especial ao Alex, que me incentivou muito em cada ocasião em que conversávamos no caminho”, contou Robson.

“Nesta cruzada entreguei especialmente todas as mudanças abençoadas da minha vida para este ano: o meu casamento, a vida da família, a minha preparação e a confirmação do meu sim à Aliança Filial que selarei em breve, como também todos os frutos que virão adiante e a lição de que mesmo nos momentos mais turbulentos devemos ser fieis na Aliança, não desanimar jamais e não se preocupar com coisas que possam deixar a gente para baixo, pois tudo encontra-se no perfeito cuidado de Deus e da Mãe de Deus. Achei muito gratificante ver a entrega do Robson nesta caminhada, pois isso representa mais um fruto das nossas Missões Familiares em Porto Amazonas (2014 e 2015), na ocasião ele foi missionado e já chegou até a se tornar o pioneiro para a fundação do Jumas em sua cidade, sinto-me feliz em poder ajudá-lo também nesta tarefa de iniciarmos um novo ramo de juventude no nosso regional”, comemorou Alex.

Ao final da cruzada, na entrada de Cornélio Procópio, os jovens foram recebidos com muita festa: fogos de artifício, barulho de motocicletas, carreata e palavras de incentivo dos moradores da cidade. Então, dirigiram-se até a entrada do Santuário, onde muitas pessoas os aguardavam, e, como prova de seu heroísmo até o fim, todos subiram correndo e se ajoelharam em frente ao Santuário, como agradecimento por toda essa Semana Santa abençoada que passaram juntos. Em seguida, consagraram-se à Mãe Três Vezes Admirável e cantaram uma canção chamada “Franz Reinisch”, para homenagear um dos heróis do Movimento de Schoenstatt e relembrar a conquista de Cristo sobre a Cruz. Suas reflexões deste momento basearam-se no fato de que nós também podemos assemelhar-nos a Jesus, sendo mais fieis e conscientes ao encarar, com amor, cada situação na vida, seja revestida de pedras como também repleta de alegrias.

Quando se caminha junto com Cristo e a Mãe de Deus, somos mais fortes. “Aleluya, todo es posible para nosostros. Resucito, Cristo nuestro señor”, é um trecho de outra música entoada pelos rapazes, “Renace la vida y el corazón”. Com a finalidade de vivenciar essa renovação pessoal na realidade do dia a dia, eles fizeram o propósito de carregar sempre o lema da Cruzada, que os acompanhou nestes dias e o qual reafirmaram com muito amor: "JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, É CRISTO QUE VIVE EM MIM".