domingo, 16 de abril de 2017

Feliz Páscoa!

Família do Santuário Tabor Magnificat louva a Ressurreição do Salvador

Ontem, a partir das 17 horas, iniciou-se a celebração do Sábado Santo, em memória da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “Mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

O Evangelho narrou a passagem em que Maria Madalena e Maria (mãe de Tiago) vão ao túmulo de Jesus, quando um grande tremor as surpreende. “Mas o anjo disse às mulheres: ‘Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar o lugar em que ele repousou. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galileia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse” (Mt 28, 5-7).

A promessa das Escrituras se concretiza com a ressurreição de Jesus Cristo, dando início aos novos tempos, quando não precisa mais se temer, pois Deus mostrou que ama intensamente seu povo, oferecendo seu próprio filho em prol da salvação do mundo. Que nós possamos aproveitar este Domingo de Páscoa para renovar a nossa fé e confiar ainda mais nos desígnios de Deus, porque ele atua de forma perfeita em cada pequeno detalhe de nossas vidas.

A cerimônia

Alguns momentos marcaram a ocasião, como a Vigília diante do Santuário com a bênção do fogo e do Círio Pascal, que é rico de simbologia do Ressuscitado: nele estão impressas as letras Alfa e Ômega, Jesus princípio e fim: A Ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder pelos séculos sem fim”! Encontram-se ainda cinco grãos de incenso em forma de cruz, símbolo das chagas Cristo: “Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, Cristo nos proteja e nos guarde. Amém”. O círio lembra a luz de Cristo, por isso, é com ele que se faz o anuncio da luz e se acendem as velas da renovação batismal.

Após, todos se dirigiram em procissão à capela Magnificat. Ao longo do caminho foi feita a apresentação da luz de Cristo, com a última estação, na entrada da capela, já em penumbra. Ali seguiram as leituras da história da Salvação e o grande anúncio da Ressurreição.

O hino do Glória, após semanas de silêncio, ecoou com jubilo especial. Com uma reflexão sobre o significado desta santa Vigília, pelo presidente da celebração, o capelão Padre Marcelo Souza, todos renovaram as promessas batismais. Seguiu-se então o rito eucarístico, com solenes hinos e as orações próprias.

Antes da solene bênção pascal, as Irmãs de Maria desejaram a todos uma abençoada Páscoa, a seguir, o Padre Marcelo também apresentou seus votos de Feliz Páscoa e agradeceu a colaboração de todos os que ajudaram na Liturgia, cantos e todos os serviços relacionados ao Tríduo Pascal.

Assim, todos partiram para seus lares com as bênçãos e graças do ressuscitado!

Fonte consultada: http://www.gaudiumpress.org/content/45269-O-cirio-pascal