quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Pai reúne seus filhos à sombra do Santuário Tabor Magnificat

Luciana Gomes de Almeida Mocelin
União de Famílias de Schoenstatt

A Família de Schoenstatt de Curitiba se reuniu na tarde do domingo, dia 28 de agosto, para celebrar a passagem do Símbolo do Pai pelo Santuário Tabor Magnificat.

Foi uma viagem pela história: relembramos passagens bíblicas que falam do olhar de Deus Pai sobre seus filhos amados; de como surgiu o primeiro Símbolo do Pai e sua entronização no Santuário de Nueva Helvecia, no Uruguai; do presente que o Pe. José Kentenich deu à Família de Schoenstatt de Treves, na Alemanha e de como surgiu a corrente para um dia ele ser colocado no Santuário Original. Recordamos as duas visitas anteriores que o Símbolo do Pai fez ao Brasil e ouvimos testemunhos das pessoas que participaram daqueles momentos históricos. Colocamo-nos na presença do símbolo que anuncia a imagem de Deus como a imagem do Pai; que nos lembra a Providência Divina; que nos convida a crer que o “Pai me vê, que o Pai me ama, que o Pai precisa de mim”; que nos motiva a viver a cultura da Aliança; que nos une ao local de origem, o primeiro Santuário de Schoenstatt, na Alemanha; que nos recorda nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, que durante sua vida sentiu e testemunhou o amor paternal de Deus; enfim, que nos impulsiona na caminhada rumo ao Centenário da Aliança de Amor em 2014.

Cada pessoa presente teve o Símbolo do Pai por alguns momentos em suas mãos e selou seu compromisso: “Pai, eu creio que Tu me vês, me amas e precisas de mim. Amor por amor! Fidelidade por fidelidade!”.

Depois, todos se dirigiram ao Santuário seguindo os passos do Pai que estavam colados no chão. O Olho do Pai, do Santuário Tabor Magnificat, foi reentronizado e a Família queimou o Capital de Graças preparado para este dia. A tarde se encerrou com a Celebração Eucarística.

Como testemunho dos maravilhosos momentos que a Família de Schoenstatt vive nestes dias, podemos relatar a emoção de uma Apóstola Luzente de Maria que, após participar da vivência de seu grupo com o Símbolo do Pai, saiu chorando à procura de seu pai porque estava com muita saudade dele! Ela estava ouvindo muito sobre o amor de Deus e o reflexo que os pais terrenos são para seus filhos... Um Pioneiro também está há dias muito apegado a seu pai... São as marcas deixadas pela passagem do Símbolo do Pai em nossa cidade!