domingo, 4 de setembro de 2011

Juventude Apostólica de Schoenstatt: Vivência do Olho do Pai

Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2011, a Juventude Apostólica de Schoenstatt de Curitiba se reuniu no Santuário Tabor Magnificat com o fim de realizar uma vivência na presença de um símbolo bastante notável, o “Olho do Pai” do Santuário Original, sendo verdadeiramente o olho de Deus Pai que olha por todos nós e em todos os momentos do nosso cotidiano. Tal símbolo está percorrendo todos os Santuários pelo mundo devido às comemorações do Centenário do Movimento em 2014.

A vivência iniciou-se às 22h, e a mesma consistiu em vários atos:

1° Ato - Todos se dirigiram ao Santuário, sendo feita ali uma partilha envolvendo itens importantes, como: O que é este símbolo e qual sua importância; o porquê estamos no JUMAS/JUFEM; por que estou aqui nesta vivência hoje. Foi realmente um momento bastante importante aos presentes, assim como a presença do Ricardo Wazen (antigo membro do Jumas e hoje pertencente à União de Famílias), o qual estava conduzindo esta parte da vivência. Ao final, cantou-se a Consagração e dado início à segunda parte.

2° Ato - Ocorreu na tenda, cuja preparação foi feita por Keylon Tavares e o objetivo desta era a reflexão sobre dois questionamentos propostos: Quem é Deus para mim e o que penso acerca Dele. Com os olhos fechados, todos pensavam em tais perguntas enquanto estava sendo proferida, por meio de trechos bíblicos, a obra da criação do mundo feita pelo nosso Pai Celestial, cuja está relatada no livro do Gênesis.

3° Ato - Aconteceu em frente à lanchonete, sendo encenada a visita de Maria à sua prima Santa Isabel, cuja estava grávida de João Batista. E, nesse instante, os participantes deveriam refletir em alguém, pois a cada um foi entregue um bilhete com algo escrito, após isso, entregar tal para a pessoa refletida em sua mente.

4° Ato - Ao fim da terceira parte, todos se dirigiram ao Santuário novamente. No lado de fora, e em pé, cada um recebeu nas mãos uma quantia de sal grosso e após deveriam refletir nos pecados aos quais queriam ser libertados (enquanto ao fundo saia uma voz, como se fosse a do inimigo, querendo levar ao mau caminho). Fortíssimo tal procedimento, porque sentiu-se muita força em apertar-se fortemente as mãos, esmagando o sal juntamente com os pecados e, consequentemente, renunciá-lo. E então, todos entraram no Santuário.

5° Ato - Cada pessoa (em dupla) teve o seu momento com o Santíssimo (cujo estava exposto), logo, obviamente uma excelente oportunidade de entregar sua vida, desafios, dificuldades e desejos ao Cristo Tabor, presente sempre em nossos corações, assim como a Deus Pai. E então, durante a madrugada até as 8h da manhã, a Juventude realizou a vigília com muito ardor, cantos de louvor, orações e bastante protagonismo e entusiasmo em acrescentar forças e contribuições ao seu Capital de Graças.

No domingo pela manhã, às 8h30, JUMAS e JUFEM juntos estavam no Santuário para agradecer por esta vivência e a entrega integral de seus grupos. Muito importante a presença de Deus Pai firmemente em nossos corações, abrasando cada vez mais a nossa missão cristã. Ao final, mesmo cansados, cantamos a consagração e a Oração de Franz Reinisch. Percebeu-se o quão grande foi a missão que o Pe. Kentenich teve ao longo de todos esses anos, sendo essencial notar a sua espiritualidade e a perseverança de manter-se fiel em seu propósito para com a Família de Schoenstatt e em Deus. Que Jesus Cristo continue sendo sempre o verdadeiro centro de nossa vida.

Por Alex Souza.