domingo, 2 de dezembro de 2018

Preparação para o Santo Natal: o significado da Coroa do Advento


Nas Igrejas, nesse tempo que antecede o Natal, é usada a “Coroa do Advento”, de origem europeia. Ela é composta por um círculo de galhos verdes, semelhantes a uma guirlanda, que simbolizam a eternidade, porque não tem começo nem fim; e um laço vermelho que simboliza o amor de Deus. Traz no centro quatro velas coloridas: 
  • Vermelha o amor de Deus e o sangue de Jesus;
  • Roxa simboliza a penitência e conversão;
  • Rosa é o sinal de alegria;
  • Verde de esperança.

Advento significa “o que há de vir”. Logo a coroa e uma espécie de contagem regressiva para o Natal. Ao longo do tempo do Advento é acesa uma vela por semana. Durante o tempo de preparação de quatro semanas que precede a festa do Santo Natal, a Igreja quer tornar-nos conscientes de que o nossos Redentor está a caminho para vir até nós, pela graça. Devemos então preparar-nos para recebê-lo.

O ADVENTO é também a recordação do tempo em que o povo israelita esperou o Salvador. Para nós, Cristãos, o Advento é tempo de penitência e conversão, de cultivo de profundas relações filiais com a Santíssima, nossa Mãe, com quem esperamos e nos preparamos para a Noite Santa. A Igreja nô-la apresenta como guia e modelo, pois Ela nos ensina a vivermos humildes e confiantes na espera do Senhor Jesus. A consciência de nossa fraqueza, de nossas limitações e falhas nos faz esperar e desejar ardentemente a vinda do Redentor e Salvador do mundo.

No primeiro domingo do tempo de Advento acende-se uma vela, no segundo domingo duas, no terceiro domingo três e, no último, quatro. Sua luz, que vai crescendo aos poucos, indica proximidade da festa do Santo Natal, isto é, a proximidade da luz de Cristo.

Primeiro Domingo (acende-se 1 vela na coroa)
"Já é hora de despertarmos do sono porque a salvação está mais próxima de nós” (Rom 13,11)

Despertamos do sono da comodidade do bem-estar, da indiferença e da mediocridade. Como no Advento histórico, também neste Advento a Mãe de Deus passa pelo mundo, batendo de porta em porta, em cada coração à procura de um lar para o seu divino Filho que vai nascer. Mas como outrora, também hoje muitos homens lhe negam abrigo, pois seus corações estão cheios de preocupações, orgulho, busca de honras, exagerado apego as coisas materiais e passageiras.

Mas nós, cristãos, santificados pela graça do batismo, pelo qual nos tornamos Igrejas  vivas e ambulantes da Santíssima Trindade, queremos ouvir sua voz, desfazer-nos de nossas algemas interiores, para que Maria Santíssima, na Noite Santa, possa novamente reclinar seu divino Filho em nosso coração, transformando-o num presépio vivo.

Oferta de amor: 
Maria, nossa boa Mãe, por teu amor, queremos vencer nossa comodidade, nossa indiferença,  nosso orgulho. Ajuda-nos a fazer ao menos uma boa ação em favor dos  outros.

Oração: 
Vem, Jesus, ó Rei Divino, ao meu pobre coração. Eu te espero com saudade, alegria e gratidão. Se o mundo te rejeita com dureza e rigor, minha alma te acolhe com ternura e amor.

Segundo Domingo (acende-se 2 velas na coroa)
"Preparai os caminhos do Senhor, endireita-lhe as sendas e todos verão a salvação que traz o nosso Deus" (Lc 3,4-6)

Preparar o caminho do Senhor é concentrar nossas aspirações em Deus, na vinda do Reino do Pai ao nosso interior, pela graça do Santo Natal. Deus nos pede que nos centralizemos mais nos valores espirituais e deixemos o que é material e terreno em segundo plano.

Preparemos o caminho para a vinda do Senhor, pelo cultivo mais consciente da oração e do recolhimento interior. Endireitemos as sendas, esforçando-nos por melhorar nossa atitude de vida, corrigindo nossos defeitos e procurando cumprir com maior fervor nossos deveres de cristão.

Oferta de amor:
Maria, nossa boa Mãe, entregamo-nos inteiramente a ti, assim como somos. Ajuda- nos a preparar o caminho do Senhor ao nossa coração sendo fiéis cumpridores de nossos deveres de estado, em nossa vida pessoal, na família e na profissão.

Oração:
Querida Mãe Imaculada. Tu que nos deste o teu divino Filho, na Noite Santa, em Belém, gera-o novamente em nossos corações, pela graça, para que possamos como  Tu, sermos portadores de seu amora e de sus paz para o mundo. Amém.

Terceiro Domingo (acende-se 3 velas na coroa)
"Minha alma se alegra em Deus" (Is 61,10b)

Próximo está o dia de nossa salvação, Alegremo-nos, pois o Senhor vem satisfazer nossas esperanças e anseios de redenção. Lembremo-nos de que o Filho de Deus, como homem, nasceu pelo caminho que ele quer renascer em nós, pela graça.

Queremos, pois, aproveitar a dureza do dia útil, a monotonia do dever, as desilusões, insucessos, incompreensões, desejos não realizados de purificação e redenção de nossas almas. Somente quando despejados de tudo o que impede a atuação da graça, Cristo poderá preencher o vazio de nosso interior com o braseiro de seu amor e com a plenitude de seus dons.

Oferta de amor:
Maria, nossa Mãe, por teu amor e contigo, queremos esforçar-nos por aceitar os acontecimentos e situações desagradáveis, sem nos queixar.

Oração: 
Mãe de Deus, prepara-nos para o Santo Natal. Aceita todos os nossos sacrifícios e boas ações, que fizemos e oferece-os a Deus Pai, como prova de nosso amor e súplica: Vem, Senhor Jesus, vem habitar em nosso coração e redimir-nos com tua graça. Amém.

Quarto Domingo (acende-se quatro velas na coroa) 
“Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

Somente poucos dias ainda nos separam da grande festa do Santo Natal, Intensifiquemos nosso esforço em preparar nossos corações para a vinda do Senhor. Ele quer enriquecer-nos com suas graças, pois tem muito a nos dar.

Unamo-nos a Maria Santíssima e imploremos do Salvador a plenitude dos dons que Ele nos reservou. Procuremos conquistá-los esforçando-nos por nos educar à aceitação e paciência nos acontecimentos, à bondade, à compreensão para com os outros, à prontidão em serví-los e perdoá-los quando erram.  Procuremos ver em nossos irmãos a face do Senhor, por quem ele quis tornar-se homem, para elevá-los à dignidade de filhos de Deus.

Oferta de amor:
Maria, nossa querida Mãe, por teu amor e contigo queremos esforçar-nos para sermos bondosos e servir os nossos irmãos tanto quanto estiver ao nosso alcance, mesmo nas horas difíceis e nos imprevistos.

Oração: 
Ó Mãe Imaculada, em teu coração depomos nossas pequenas e singelas ofertas de amor.  Prepara nossos corações nestes poucos dias que ainda precedem ao Natal, a fim de que teu Filho Jesus, possa renascer neles pela graça e imprimir em nós seus traços divinos. Amém.