domingo, 2 de dezembro de 2018

Liga de Famílias alcança Conquista da Bandeira do ramo


Texto - Eliza Marochi
Fotos - Liga de Famílias de Curitiba/PR

No dia 1º de Dezembro a LIGA DE FAMÍLIAS de Curitiba comemorou o encerramento do Ano com a Conquista da Bandeira da Liga. As comemorações iniciaram-se com um delicioso churrasco em família, tendo a presença de 100 integrantes do ramo de Curitiba.

Após, houve um momento de partilha sobre como foi a conquista, a prática das virtudes semanais e a construção do símbolo da Liga de Famílias. Uma gincana em família animou a todos, pois fez com que caminhassem pelo Santuário e aprendessem um pouco mais sobre Schoenstatt e o Pai Fundador.


Ainda foi celebrada a Santa Missa, durante a qual a BANDEIRA foi abençoada pelo Pe. Marcelo e toda a Liga de Famílias rezou a ORAÇÃO DE RECEPÇÃO DA BANDEIRA. Para fechar a noite, um arroz carreteiro foi o prato principal do jantar e também das marmitas montadas para distribuir aos moradores de rua.





Retrospectiva da Conquista

Foi uma linda conquista que iniciou em 6 de Outubro, quando toda a Liga se reuniu e realizou palestras, partilhas e trabalho em grupo a fim de definir qual seria o Capital de Graças para a Conquista da Bandeira. 

Nesta reunião para definição de como seria a “Conquista” os coordenadores gerais da Liga Eliza e Luiz relembraram o significado do Símbolo da Liga de Famílias e Irmã Doralice fez uma palestra sobre o significado da Conquista. Depois, como resultado de trabalho de grupo toda a Liga definiu que trabalharíamos até a data da entrega da Bandeira com os temas: AUTOEDUCAÇÃO; ORAÇÃO e CONQUISTA PRÁTICA (objeto com o símbolo da Liga).

Confira abaixo o passo a passo trilhado pelo grupo.

AUTOEDUCAÇÃO

Trabalhar 1 virtude/ação por semana:
  • Semana 1 = acolhida
  • Semana 2 = paciência
  • Semana 3 = tolerância
  • Semana 4 = alegria
  • Semana 5 = caridade
  • Semana 6 = Oração Canonização PJK
  • Semana 7 = Gratidão e o Belo


AUTOEDUCAÇÃO, semana 1 (Acolhida): 14-20/10/18

Relação com nosso símbolo: Círculo azul com o escrito do ideal - a parte de cima (Santuário Vivo de Schoenstatt) com o círculo de baixo (um Novo Nazaré, Tabor para o mundo!) lembra a fidelidade ao sacramental do matrimônio.

Como Liga de Famílias vamos conquistá-lo com a virtude da acolhida, que na nossa linguagem schoenstattiana se concretiza na graça do abrigo espiritual. 

No símbolo os dois escritos vão ao encontro um do outro: Expressa acolhida e abraço.  
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica os propósitos; 
  • Nesta primeira semana conquistamos o ideal da liga de famílias que lembra nossa missão.

AUTOEDUCAÇÃO, semana 2 (Paciência): 21-27/10/18

Nesta segunda semana vamos conquistar o círculo vermelho que lembra a Aliança de Amor que selamos ou ainda vamos selar com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Para que Aliança se concretize temos que viver o nosso “Nada sem nós!”

Nesta semana vamos oferecer, nas diversas situações do dia, a paciência. Virtude tão necessária para que haja paz, diálogo e crescimento. Em nossa linguagem schoenstattiana falamos da segunda graça que a Mãe e Rainha distribui em seus Santuários: graça da transformação. 
  • Diariamente escrever situações da vida em que pôs em pratica o propósito da paciência;  Nesta segunda semana conquistamos o circulo vermelho que lembra  a Aliança de Amor com a MTA.

AUTOEDUCAÇÃO, semana 3 (Tolerância): 28/10 – 03/11/18

Nesta terceira semana da conquista da bandeira vamos colocar em destaque a virtude da tolerância. Ressaltamos a figura do pai e da mãe. Para que eles sejam firmes no compromisso assumido, um com o outro, a virtude da tolerância precisa ser vivida no dia a dia.  Refletir: Como estou vivendo a virtude da tolerância dentro do meu lar? 
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica este  propósito da tolerância
  • Nesta terceira semana conquistamos a figura do pai e da mãe e a sua importante missão  na configuração do lar. 

AUTOEDUCAÇÃO, semana 4 (Alegria): 04-10/11/18

Nesta quarta semana da conquista de nossa bandeira vamos nos empenhar pela virtude da alegria de ser família, de ter uma família. Alegrar-se com cada filho, com seus dons, seu jeito de ser. Alegrar-nos pelo presente que Deus nos fez ao nos confiar cada filho.  Como propósito desta semana causar pequenas alegrias para os filhos... 
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica os propósitos;
  • Nesta quarta semana conquistamos a figura dos filhos, como o presente mais precioso que Deus nos deu. Os que ainda não têm filhos causar alegria alguém do circulo familiar. 

AUTOEDUCAÇÃO, semana 5 (Caridade): 11-17/11/18

Nesta quinta semana da conquista de nossa bandeira da liga de famílias, vamos conquistar o campanário do Santuário. Ele nós recorda que somos eleitos por Deus para anunciar ao mundo a bela missão da família. Que a exemplo da família de Nazaré possamos irradiar a virtude da caridade. Nesta semana queremos todos os dias praticar um ato de caridade ao próximo.
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica os propósitos 
  • Nesta quinta semana conquistamos o campanário que anunciar que neste lar reina a caridade.  Ensinar os filhos a ser generosos com o próximo. 

AUTOEDUCAÇÃO, semana 6 (Vida de Oração e Oração pela Canonização do Pe. José Kentenich):  18-24/11/18

Nesta sexta semana da conquista da bandeira da Liga de famílias conquistamos o inteiro do santuário. Ele nos lembra que para sermos Santuário Vivos de Schoenstatt precisamos conquistar a interioridade, por meio da vida de oração. Fazer um momento de oração pessoal todos os dias, por exemplo: leitura oração da Palavra, participação na santa missa, uma adoração...
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica os propósitos;
  • Nesta sexta semana conquistamos o interior do santuário que nos lembra  que precisamos cultivar a vida de oração. Rezar todos os dias a Oração pela Canonização do Pe. José Kentenich.

AUTOEDUCAÇÃO, semana 7 (Gratidão e o Belo):  25/11 a 01/12/18

Nesta sétima semana da conquista de nossa bandeira da Liga de famílias, vamos olhar para os raios que partem deste símbolo. Eles nos lembram que participamos de um movimento apostólico, em saída. E que a terceira graça que a Mãe e Rainha nos concede em seus Santuários é a graça do ardor apostólico. Sejamos uma família missionária. Vamos conquistar a virtude da gratidão e de olhar a vida em seus aspectos mais belos.  Nesta semana vamos evangelizar nossos ambiente espalhando a virtude de gratidão.
  • Diariamente escrever situações da vida e como pôs em pratica os propósitos
  • Nesta sétima semana conquistamos os raios que nos lembram que somos família missionaria ! Levemos para todos os ambientes a virtude da gratidão!


ORAÇÃO: Cada família da liga rezar uma dezena do terço por dia.

****

Este sábado foi um dia DE BENÇÃOS, GRAÇAS E MUITA ALEGRIA! Obrigada querida Mãe de Deus!