segunda-feira, 1 de outubro de 2018

“Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria”, marcou o início do Tríduo em preparação à Festa da Aliança


Texto e fotos - Renata Orsato

No último final de semana (29 e 30/09) foi iniciado o Tríduo em preparação para a Festa da Aliança, que ocorrerá em 21 de Outubro (em breve publicaremos a programação). As Missas do Santuário Tabor Magnificat foram dedicadas a José Engling, um dos heróis do Movimento Apostólico de Schoenstatt, cuja morte completa 100 anos no dia 4 de Outubro.

"Ele foi um jovem seminarista que esteve com o Padre Kentenich no Santuário Original da Fundação de Schoenstatt. Ele inspira a vida de muitas pessoas, sua vivência da Aliança de Amor e a luta constante pela Santidade da vida diária deixam uma marca na história do Movimento. O ser filial de José Engling se coloca inteiramente nas mãos da Mãe de Deus, com todas as suas qualidades e valores, também com as debilidades e limitações. A vivência intensa da Aliança de Amor, entregando todos os sacrifícios do dia a dia ao Capital de Graças, tornou o jovem soldado um modelo de santo da vida diária. A pira onde são ofertados os Capitais de Graças leva seu nome, para recordar todo o empenho que dedicou ao crescimento da Obra de Schoenstatt" (trecho do comentário inicial lido nas celebrações).


Enquanto o comentário era lido, a imagem do herói foi levada ao altar. Logo após, todos foram convidados a entregarem suas dificuldades ao Capital de Graças, simbolizados por duas talhas que estavam abaixo do quadro de José Engling, o qual foi colocado junto ao quadro da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.



Seu ideal pessoal "Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria" foi exercido inclusive enquanto esteve em campos de batalha. "Mesmo em meio à 1ª Guerra Mundial, esse jovem sempre conseguiu viver as coisas de Deus. Por que então não conseguimos fazer o mesmo hoje em dia? Não basta fazermos a escolha, temos de agir. Que a escolha dele hoje nos inspire em nossas próprias escolhas e assim a gente possa ajudar as pessoas que estão próximas a nós a também fazerem suas escolhas", comentou o Padre Marcelo de Souza em sua homilia.











O Tríduo preparativo à festa segue nos dois próximos finais de semana, dias 06 e 07/10; 13 e 14/10. Todos estão convidados para participar e conferir os próximos temas a serem trabalhados. As Missas ocorrem aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h. Lembramos que dia 12/10 haverá ainda a Festa de Nossa Senhora Aparecida, com Missas às 9h e 15h, além de atividades especiais ao longo do dia.