sábado, 15 de setembro de 2018

Renovação da janela na Capela do Fundador - Símbolo do dia 15 de setembro de 2018

Texto - Segundo uma explicação do Padre  Ludwig Güthlein – Diretor do Movimento de Schoenstatt na Alemanha

50 anos
Em diferentes contextos, o Padre Kentenich fala da importância de um período de 50 anos. Por exemplo, imediatamente após o Concílio Vaticano II, ele diz que devíamos contar que levaria 50 anos para se apresentarem os verdadeiros frutos do Concílio. Em relação à sua Fundação, ele disse que uma comunidade, depois de 50 anos, necessita de uma nova fundação. Em relação ao tempo pós-fundacional de Schoenstatt, numa conversa, ele disse que depois de 50 anos se poderia esperar que certos aspectos essenciais de uma fundação poderiam perder sua vitalidade. Mas uma genuína renovação das forças básicas poderia tornar possível também o desenvolvimento de uma geração com uma compreensão geral mais profunda e uma renovada realização dos objetivos de Schoenstatt.

2014
As experiências do Jubileu foram uma profunda vivência da promessa da Mãe de Deus em relação ao segundo século de Schoenstatt como resposta à fidelidade à Aliança de Amor. O presente do Santuário Original faz parte do contexto do Jubileu. No Congresso de Pentecostes 2015 foi formulado em comum este passo na vastidão. Schoenstatt em saída quer, “repleto de espírito missionário, ... propor a todas as pessoas, para além de todas as fronteiras – até as periferias da sociedade – a Aliança de Amor como caminho e esperança” (Memorandum 2015).

Ano do Padre Kentenich
O Ano do Padre Kentenich 2017/2018, com o 50º aniversário da morte de nosso Fundador, despertou abundante vida em muitas comunidades, países e dioceses. Isto levou a procurar algo que marcasse o Ano do Padre Kentenich. Na Capela do Fundador, lugar onde nosso Fundador foi chamado para a eternidade, deveria ser documentada a nova etapa da nova fundação, 50 anos depois desse acontecimento. “Um início no Espírito Santo”, foi assim que o que Padre Menningen, já naqueles dias de setembro de 1968, denominou a confiança no atuar do Espírito Santo no tempo pós-fundacional de Schoenstatt.

Renovação da janela na Capela do Fundador
Na busca de uma expressão simbólica, surgiu a ideia da renovação da janela na Capela do Fundador. A pequena janela na Capela do Fundador será decorada com um motivo de Cenáculo, de Pentecostes. As chamas do Espírito Santo lembrarão o dia 15 de setembro de 1968. No contexto da imagem da MTA e da coroa, da cruz e do Símbolo do Pai, do sarcófago e do tapete no lugar da morte, a nova janela de vidro completará a mensagem iconográfica com a promessa futura de Pentecostes.
A senhora Maria Kiess (Munique) projetou o desenho. A janela será confeccionada pela Bayerischen Hofglasmalerei Gustav van Treeck.

No Cenáculo – unânimes – cor unum
O círculo representa um espaço que se torna o lugar da efusão do Espírito Santo. O lugar da volta ao lar eterno se torna o espaço da irrupção do Espírito Santo. O espaço da unidade na oração, no anseio, no “Cor unum in Patre” é o espaço para a nova fundação e a saída, para a profundidade e a extensão.

Centro irradiante
O centro irradiante do círculo representa a invasão do divino, no passado e no futuro. “A irrupção do divino quer vir de cima, mas também é vista de baixo para cima. Então, com isto queremos dizer: a irrupção do divino em cada alma e a partir daí, sua penetração na Família toda” (Weihnachtstagung – Congresso de Natal 1967).

Chamas de Pentecostes – saída para a vastidão
“E apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiram e que pousaram sobre cada um deles” (Atos 2,3). O círculo se abre. As chamas brilham. Sete chamas representam a plenitude. O fogo de Pentecostes surge da união dos dons pessoais e da vocação de cada uma e de todas as nossas comunidades. Sobre cada cabeça há uma chama do Espírito. Isto está representado na imagem de Maria de Pentecostes “Maria Rainha dos Apóstolos”, de Vicente Pallotti. A coexistência da vocação de cada um, dos carismas e dos dons se faz presente no início da Igreja. É expressa a nova fundação e a nova edificação de Schoenstatt nas novas gerações, nos países e culturas.