segunda-feira, 17 de setembro de 2018

De volta ao Lar Eterno: a celebração no Santuário Tabor Magnificat

Texto - Renata Orsato
Fotos - Renata Orsato e Handrey Prosdócimo

O último sábado, dia 15 de setembro, foi marcante para schoenstattianos de todas as partes do mundo. O Movimento Internacional de Schoenstatt pediu que todos os Santuários promovessem uma cerimônia em memória aos 50 anos da Páscoa do Pai Fundador do Movimento, o Padre José Kentenich.

E não foi diferente no Santuário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR. A cerimônia, que teve início por volta das 15 horas, foi marcada por emoção e gratidão pela vida e atuação intensa do homem que se dedicou de corpo e alma à Missão de levar as graças da Mãe de Deus para o maior número de pessoas possível.

Um roteiro especialmente desenvolvido para a ocasião e traduzido para diversas línguas, conforme a localidade, foi apresentado junto a cenas e fotos da última Missa celebrada pelo Pe. José Kentenich na Igreja da Adoração, em Schoenstatt (Alemanha), durante a Festa das Sete Dores de Nossa Senhora. Justamente nesse dia ele foi chamado ao Lar Eterno, tendo repousado na sacristia da Igreja. As cenas do velório, Missa de Corpo Presente e enterro demonstraram o grande amor que os membros de diversos ramos e romeiros sentiam pelo Pai Fundador.

Os músicos contribuíram para que fosse também uma tarde de muito louvor e oração. Cada um dos ramos promoveu uma vivência diferente com belíssimas reflexões, que terminaram com uma alegre coreografia das Apóstolas Luzentes. Em seguida, elas entregaram a todos os presentes uma lembrança com pedaços de tecido que estiveram em contato com o chão em que o Padre faleceu.

Missa Solene e Encerramento da Copa Pe. JK

Às 15 horas foi celebrada uma Missa Solene com homilia especial proferida pelo Padre Marcelo de Souza, capelão do Santuário, dedicada à Santidade vivenciada pelo Fundador, que também foi fortemente recomendada aos schoenstattianos por ele.

Após, foi promovido o encerramento da Copa Padre Kentenich, com todas as equipes como vencedoras. A gincana reforçou um intenso sentimento de união e cooperação mútua entre os ramos, os quais se comprometem a irradiar a mensagem da Aliança de Amor com Maria. Um lanche comunitário fechou o dia de comemorações com "chave de ouro".