domingo, 1 de abril de 2018

A Semana Santa no Santuário Tabor Magnificat

Texto - Renata Orsato
Fotos - Liliam Slapnig, Ir. M. Doralice de Souza e Renata Orsato

A Semana Santa foi muito especial para os que compareceram no Santuário Tabor Magnificat. Iniciando pelo Domingo de Ramos, os 7 dias que se seguiram foram repletos de momentos preparados com carinho para os fiéis vivenciarem profundamente a memória da passagem de Jesus Cristo, ao lado do Pai Eterno.

As Missas das 17 horas remeteram aos temas que recordam essa passagem. Na Segunda-Feira Santa, a Missa foi celebrada nas intenções dos fiéis defuntos e todos os presentes puderam levar os nomes de seus entes e amigos queridos. Terça-Feira Santa foi a vez de se rezar pelos enfermos e de os oferecer a Unção. Quarta-Feira Santa houve a contemplação das 7 Dores de Nossa Senhora, seguida pela Quinta-Feira Santa com a tradicional cerimônia de Lava Pés.

Também na Quinta-Feira as crianças participaram de um momento diferente. Contemplando o caminho da cruz de Jesus e escutando a trajetória da sua morte e ressurreição, na Via Sacra Infantil realizada no bosque do Santuário, as crianças descobriram até onde pode ir o amor de Deus por nós. "Assim, valorizaram esse amor e puderam reconhecer a presença de Cristo também na sua dor e sofrimento do dia a dia... Foi uma vivência muito linda e abençoada!  Agradecemos imensamente a iniciativa da Kelly e a participação dos pais e especialmente das crianças nessa tarde", contou a Irmã M. Doralice de Souza.

Na Sexta-Feira Santa foi promovida outra Via Sacra no Bosque, além da Celebração da Paixão às 15 horas e a Procissão do Senhor Morto às 19h, com saída do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Lourdes e chegada no Santuário Tabor Magnificat.

No Sabádo Santo, chegou a hora de celebrar a Ressurreição do Cristo Jesus. A cerimônia começou em frente à Capela, com o Fogo Santo. Após simbolicamente cravejar os grãos de incenso no Círio Pascal, representando as Santas Chagas, o Padre Marcelo de Souza convidou os peregrinos a acenderem suas velas neste Círio e a entrarem na Capela. Lá, os cânticos e salmos entoados e as leituras proclamadas encantaram a todos, que sentiram estar em "um pedacinho do céu".

Após a entrada do Jesus Ressuscitado, na homilia, o Padre Marcelo exclamou que "Cristo está vivo, ressuscitado. É isso que a Palavra de Deus quer que cada um de nós acolha em nossa vida, essa verdade enche o nosso coração de alegria e nos dá ânimo de ir ao encontro de tantos outros irmãos e irmãs e fazer este anúncio!". Viva! Jesus venceu a Morte! Vençamos também nós e nos enchamos da Luz de Cristo em nossas vidas.

E não acabou por aí... hoje ainda teve as Santas Missas de Páscoa, celebremos!

* Confira os vídeos do Sábado Santo no nosso Canal do Youtube (link)