quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

LAFS Curitiba e a preparação para o Matrimônio

A importância do ideal ‘Ser Tabernáculo Vivo’ na constituição de novas famílias

Texto – Renata Orsato
Fotos – arquivos pessoais das entrevistadas

Em 2015 e 2017, a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS) de Curitiba/PR celebrou os casamentos de quatro das suas liguistas. O ramo, que recebe mulheres solteiras de todas as idades e desperta diferentes vocações em suas integrantes, sempre busca as preparar, à luz dos ideais do Pai Fundador Padre José Kentenich, para os chamados que recebem em suas vidas.

“Cada ramo de nossa família vive sua particularidade, assim também ocorre na Liga Feminina. Tenho observado que durante a permanência na LAFS, além de participarem de trabalhos valiosos para a família local, as mulheres que optam pelo casamento se preparam com maturidade para assumirem a sua vocação. Elas vivem de forma intensa uma vida de conquistas de ideais e ao mesmo tempo alicerçam sua vida pessoal e sua realização na constituição de uma família”, explicou Irmã Maria Jacinta Donati, assessora nacional da Liga.

“Como somos membros de uma Igreja viva, sinal de Deus no mundo, nossa missão enquanto Tabernáculo Vivo é testemunhá-la em nossa caminhada na sociedade. Maria nos ajuda a permanecermos fiéis ao nosso compromisso com a Aliança de Amor e quando se descobre que o Sacramento do Matrimônio é sua vocação, passa-se a testemunhar a presença de Cristo no nascimento de uma família cristã. A transformação do mundo se dá dentro de um lar, através do amor com o vínculo familiar. A pequena Maria continua a edificar o Reino de Deus. Nada sem vós, nada sem nós”, declarou Scheyla Mara Furlan, dirigente da LAFS Curitiba.

Os relatos das liguistas que casaram

Luciene Cremasco Marques de Lima participou por 9 anos do ramo, sendo que em parte deste período foi dirigente. “Antes disso fui da JUFEM. Perguntaram se a LAFS nos prepara para o casamento. Digo que a Liga nos prepara para qualquer dos estados de vida. Nos forma cristãs que só aceitam viver nos preceitos da Igreja. Quanto à felicidade ou às dificuldades, teremos em qualquer situação, o importante é viver na fé e nos caminhos que Schoenstatt nos abre, lembrando que o nosso Movimento tem lugar para todos e todas”.

Katia Pinheiro, por sua vez, foi liguista por cerca de 3 anos e sentiu-se igualmente tocada pelo ideal ‘Ser Tabernáculo Vivo’. “Minha passagem pela LAFS foi breve, mas riquíssima em aprendizados e fortalecimento da fé, o que foi fundamental para minha preparação ao Sacramento. Transmiti o que aprendi ao meu noivo, possibilitando que o incentivasse e o acompanhasse no Catecumenato para ele receber a Eucaristia no dia do casamento... foi muito emocionante”, confessou Katia.

A amizade e o companheirismo das integrantes do ramo fizeram a diferença na preparação de Gilza Souza Santos Zanlorenzi. “Cada uma das liguistas, com o seu jeito mariano de ser, me incentivou a ser e agir como Maria. Como todo Sacramento, o Matrimônio é alcançado com fé, oração e Graça Divina, participar da Liga foi uma resposta de Deus para a minha vida de fé, de comunidade. Tive a Graça de selar minha Aliança de Amor com o Grupo Estrelas do Tabor em 2017, e uma semana antes do meu casamento participei de uma vigília noturna promovida pela LAFS, a qual considero minha despedida de solteira. Tive a participação das minhas amigas de ramo no meu chá de panelas, a presença delas no meu casamento e suas valorosas contribuições através da oração e dos capitais de Graças oferecidos para esse momento tão importante da minha vida”.

A resposta de Deus para a vida de Gislaine Carvalho de Quadros veio durante as missões familiares de 2014, do Grupo Missionário Magnificat. “Conheci o Movimento de Schoenstatt durante uma visita que recebi de missionários, fui convidada pelas meninas de Guarapuava/PR para fazer parte da LAFS. Nesse mesmo período, conheci meu namorado e atual esposo. Ou seja, minha caminhada na Liga foi conjunta com o namoro e o noivado, o que foi muito importante pois me ajudou a amadurecer, a moldar minha fé e a construir um relacionamento baseado na fé e no amor”.

Agradecimento

Irmã Jacinta não esconde a felicidade pelo fato da Liga Apostólica Feminina desempenhar um papel tão importante na vida de suas integrantes. “Eu quero deixar aqui a minha gratidão por todas aquelas que nos últimos anos integraram nossas fileiras e hoje podem se dizer felizes com a vida familiar. Parabéns para você que buscou o ideal de ser mulher nova, tabernáculo vivo, morada de Deus e presença de Maria!”