segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Distribuirei dons e graças em abundância

Fonte: Portal Schoenstatt.org (clique aqui para acessar o texto original)

Eliana Soncin Alfaro – Toda Aliança traz, em si, algo de unir, de somar, de aumentar… quer sejam as forças, a confiança, os bens… Quando falamos de inserir-nos numa Aliança de Amor com a Mãe de Deus, penso que de certa maneira a ideia base não seja diferente. Porém, é algo muito mais grandioso e interessante.
Como partidária da Aliança de Amor, a Mãe de Deus apresenta promessas, em contra partida às exigências que cabem a nós. Com o empenho de ambas as partes, se valida essa Aliança, que não é jurídica, mas sim do coração, por isso Aliança de Amor!
Uma dessas promessas da Mãe é: “Distribuirei dons e graças em abundância”. Consideremos a palavra ‘distribuir’ sendo o mesmo que ‘presentear’. A Mãe, ainda que não peçamos, distribui as graças que recebe de Deus, para nos ajudar no cumprimento de nossa parte da Aliança de Amor, na vivência de um cristianismo ativo e autêntico, em meio aos desafios dos tempos modernos.
Digo que é uma expressão schoenstattiana, porém não particular, pois já a encontramos com outras palavras na oração de gratidão que antecede a oração da Salve Rainha: “Infinitas graças vos damos soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos..”

Sendo assim, essa promessa nos assegura que nossa Mãe e Rainha esta sempre atenta às nossas necessidades pessoais e às determinantes da fase de vida em que nos encontremos.

Schoenstatt é sempre atual, mantém a mão no pulso do tempo.
Na minha vida, a Mãe distribui dons e graças desde sempre. Ela intercedeu por mim dons de discernimento nos estudos, na profissão; dom de entendimento à vocação matrimonial; na educação da espiritualidade e da vocação à vida de leiga consagrada, na comunidade da União de Mães; também muitas graças como a da saúde, da maternidade, a graça de pertencer a uma família abençoada, de ter um esposo companheiro, de ter filhos e netas que refletem o amor e a alegria. Também a graça da prática da vida em uma comunidade e o impulso de manter-me fiel a Aliança de Amor que me conduz a Jesus e por Ele no Espírito Santo a Deus Pai.
Enfim, são dons e graças distribuídos com muita abundância, que nem mesmo todo o pulsar do meu coração, numa vida inteira, é suficiente para agradecer. Mas, vale expressar gratidão: Obrigada Pe. José Kentenich, primeiro partidário humano da Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, por seu legado e missão.