sábado, 14 de outubro de 2017

12/10/17: Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Fotos - Joelma Polli
Texto - Renata Orsato


Mais de 1800 fiéis peregrinaram ao Santuário Tabor Magnificat para renovar sua devoção, agradecer e pedir graças


“Aparecida das redes aos corações dos humildes”. Foi com essas palavras que se deu início à Solenidade do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Tabor Magnificat. Mais de 1.800 pessoas compareceram, grande parte delas inclusive peregrinou até o local. 10 paróquias se juntaram à família de Schoenstatt em ação de graças pelo dia especial.

Participaram da celebração Pe. Marcos (Paróquia São Rafael), Pe. João Jorge (Paróquia Santa Edwirges), Pe. Edson (Paróquia Cristo Ressuscitado), Pe. Rivael (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes), Pe. Auxílio (São Grato e São João Batista Precursor), Pe. Carlos (Paróquia São José Trabalhador), Frei Eduardo (Paróquia São João Batista), Pe. Márcio (Paróquia Bom Jesus Ferraria), Pe. Fabiano (Paróquia Santo Antônio de Orleans) e Pe. Marcelo de Souza (capelão do Santuário Tabor Magnificat).

Graças aos sacerdotes que se fizeram presentes, os fiéis puderam contar com atendimento de confissões, em barracas reservadas.




A imagem

A réplica (Fac-Símile) idêntica à original foi colocada em um andor decorado com rosas, que ficou em frente ao Santuário até o início da solenidade, com livre acesso aos peregrinos para que pudessem agradecer e entregar seus pedidos.

A história da imagem original remonta ao século XVIII. Em 1717, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram pescar no Rio Paraíba do Sul, que banha os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Após descer o rio sem conseguirem um peixe sequer, chegaram ao Porto Itaguaçu, lançaram as redes e apanharam primeiro a cabeça, depois o corpo de uma bela imagem de Nossa Senhora, no estilo barroco. Nas outras vezes em que as redes foram jogadas, os peixes vieram aos montes.

Os pescadores então levaram a imagem para a casa de Felipe Pedroso e os vizinhos começaram a se reunir com sua família para rezar. A partir disso, ela foi restaurada não somente fisicamente, mas no coração do povo. Por intermédio de Nossa Senhora Aparecida inúmeros milagres ocorreram, a contar do primeiro: em uma noite do ano de 1733, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram sem que houvesse nenhuma corrente de ar ou sopro e antes mesmo dos fiéis pensarem riscar um fósforo, as chamas reacenderam sozinhas. Outro milagre muito marcante ocorreu por volta de 1850, quando o escravo Zacarias rogou pela sua libertação na Igreja onde se encontrava a imagem e devido à sua grande fé teve as correntes rompidas.



A solenidade

Tendo início às 9h30, a procissão de entrada contou com os acólitos, coroinhas e sacerdotes de todas as paróquias. A imagem da Virgem foi trazida pela juventude da paróquia Santo Antônio de Orleans até o altar da celebração, precedida por uma belíssima coreografia apresentada por três jovens, ao som da música O Brasil é Todo Teu (André Alves). Durante a Santa Missa, alguns casais ergueram o andor e todos os fiéis entoaram a Ladainha de Nossa Senhora Aparecida, entoando em cada estrofe “Maria clamamos a vós”.




Pe. Marcelo, em uma emocionante homilia, falou sobre a devoção do povo à Mãe Maria de Aparecida: “Nós cantamos ‘Deus a amou e a escolheu’, e isso Ele fez muito antes de nós existirmos. E se Deus fez assim, por que nós faríamos diferente? Nós também devemos a amar e a escolher para estar ao nosso lado e nos ajudar, fazer com que Maria tenha um lugar muito especial em nossa vida. Nós queremos fazer nessa manhã esse pedido ao Senhor: que Ele nos ajude a recordar todos os dias do que proporcionou à vida de Maria. Que nós possamos hoje renovar a nossa devoção a Ela, como os milhares de fiéis que se encontram na cidade de Aparecida”.

O capelão também destacou a solenidade realizada no dia anterior, na Basílica de Aparecida: “Nossa Senhora foi coroada. Sua coroa trazia um pouquinho de terra de cada Estado do Brasil, para significar que Ela é Mãe do povo brasileiro, que Ela faz parte da nossa fé e da nossa história. Então nós queremos hoje manifestar gratidão porque Deus nos deu Maria como nossa Mãe. A mulher vestida de Sol é a prova de que junto a Maria e Deus podemos sempre vencer o mal”.

Por fim, Pe. Marcelo destacou a atitude serviçal de Maria ao dizer seu sim ao Senhor: “Quando nós olhamos a nossa história, Maria deu graças à Deus quando aceitou ser a Mãe de Jesus, Ela não pensou em si, mas em toda a humanidade, em tantas gerações, em cada um de nós. Ela continua dizendo ‘eu quero uma vida digna para os meus filhos’ e nos motiva a lutar por isso, permanecendo atenta às nossas necessidades. Para que as muitas graças e bênçãos se façam presentes, devemos, como disse Maria no milagre das Bodas de Caná, fazer tudo o que Jesus nos disser”.


Ao final da celebração, rosas foram distribuídas entre os presentes. Quem recebeu, assumiu o compromisso de rezar um terço mariano, possibilitando que 15.000 orações fossem feitas no dia. Depois houve momento próprio para todos rezarem a oração do jubileu de 300 anos e uma Ave Maria.



Tarde das crianças

No período da tarde, integrantes dos diversos ramos da família de Schoenstatt se juntaram para promover brincadeiras em comemoração ao mês das crianças, e também a venda de pastéis e bolo comemorativo.

As crianças também tiveram uma Consagração à Mãe de Deus e uma Santa Missa especialmente preparada e dedicada a elas, tendo a contribuição do Instituto das Irmãs de Maria, das Apóstolas Luzentes de Maria e da Juventude Feminina.



Tríduo da Festa da Aliança

Às 15h a Novena da Confiança, seguida pelo Terço Mariano, e às 17h a Santa Missa deram início ao Tríduo em Preparação à Festa da Aliança de Amor. O tema do 1º dia foi “Pai para todos”, no 2º dia “Pai e Educador” e no 3º dia “Pai e Educador”, em referência ao Ano do Padre Kentenich, que vai de Outubro deste ano até Outubro do mês que vem.

A Festa da Aliança de Amor relembra a primeira Aliança de Amor, firmada em 18 de Outubro de 1914, em Schoenstatt (Alemanha).


***

*** 

Fontes consultadas: http://devotosdamae.blogspot.com.br/2012/10/os-primeiros-milagres-de-nossa-senhora.html, https://formacao.cancaonova.com/diversos/nossa-senhora-aparecida-uma-historia-de-fe/