domingo, 17 de setembro de 2017

Curitiba/PR inicia o Ano do Padre José Kentenich com adoração e envio de peregrinos


Texto - Geni Maria Hoss
Fotos - Geni Maria Hoss e Renata Orsato

Às portas da memória de 50 anos da morte do Pe. José Kentenich, a Presidência Geral da Obra da Schoenstatt conclamou toda a Família de Schoenstatt para um ano de avaliação, renovação e novo impulso para o futuro, fortalecida pela fonte de graças e forças: a Aliança de Amor selada no Santuário Original e que produziu abundantes frutos desde o memorável dia 18 de outubro de 1914. 

A Presidência Geral sugere em sua carta a toda a Família de Schoenstatt: “Ao longo deste ano, coloquemos o nosso Fundador no centro, seu pensamento e sua mensagem, sua biografia tão rica e fascinante, as respostas que deu aos desafios da Igreja e do mundo e que hoje ainda quer dar por meio de nós. Este ano nos dá a oportunidade de aprofundar o vínculo com o nosso Pai e Fundador, para que o seu carisma reviva novamente em nós. Convidemos a muitas pessoas a conhecer ou a redescobrir ao Padre José Kentenich como profeta do nosso tempo!”

A Família de Schoenstatt de Curitiba tem como centro local o Santuário Magnificat, dádiva do centenário do Pe. José Kentenich, lugar de gratidão pelo seu precioso legado e pela fecundidade de Maria como intercessora junto a Deus em prol de seus filhos para que efetivamente sejam filhos de profunda fé e missionários no mundo. Assim, prontamente atendeu a proposta do Ano Pe. José Kentenich. No dia 15 de setembro, memória da morte do Padre Kentenich se reuniu para a abertura do Ano Pe. Kentenich em dois momentos distintos e significativos.

Na Santa Missa das 17h, Solenidade de Nossa Senhora das Dores e dia da lembrança da morte do Fundador Pe. José Kentenich, a Ir. Doralice falou antes da liturgia iniciar, convidando os participantes para o Ano Pe. Kentenich e explicou seu significado e relevância para aprofundar e renovar a missão que ele deixou para a posteridade.

A data coincidiu com a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida e participação da inauguração do Santuário de Caieiras. Deste modo, na abertura oficial, às 20 horas, estiveram presentes a Família de Schoenstatt e também peregrinos e amigos do Santuário que, logo a seguir, partiram em peregrinação a estes lugares sagrados.

A Juventude Masculina de Schoenstatt convidou e conduziu toda a Família para uma reflexão mais profunda do que este ano significa neste momento da história de Schoenstatt. Enquanto vemos os últimos elos diretos como Fundador, ou seja, aquelas pessoas que ainda o conheceram em vida, entregarem nas mãos das futuras gerações, a missão legada pelo Fundador, vemos também gerações jovens preocupadas em conhecer profundamente o seu carisma para levaram adiante a missão num mundo que tanto necessita.

Cânticos, orações e reflexões fizeram todos mergulhar na pessoa, espírito e missão do Fundador e dos desafios para ser, à luz de seu legado, uma presença significativa na sociedade hoje.

Após a celebração, todos se despediram dos peregrinos que de Aparecida e Caieiras, que eram maioria uma vez que a peregrinação era composta por membros da Família de Schoenstatt, romeiros e amigos do Santuário. Em alegre roda de conversa junto ao Santuário, daqueles que ficaram, marcou o encerramento da noite e o começo da missão do Ano Pe. José Kentenich.