sábado, 15 de julho de 2017

Pe. Kentenich, sacerdote inteiramente mariano!



Texto - Instituto das Irmãs de Maria

No dia 08 de julho celebramos o aniversário de sacerdócio do Pe. José Kentenich, por isso neste dia 15, no Ano Mariano, vamos contemplá-lo, como um sacerdote inteiramente consagrado a Maria! Ele educou jovens seminaristas com o lema: “Sob a proteção de Maria queremos aprender a educar-nos para sermos sólidos e livres caracteres sacerdotais”. Antes de proclamar este lema, ele mesmo o viveu e o testemunhou, colocando-se sob a proteção da Mãe de Deus e deixando-se educar por ela, como um autêntico sacerdote mariano.

Já no ventre materno, sua mãe o consagra a Nossa Senhora. Aos 9 anos, ela o consagra novamente a Maria, entregando-lhe todos os cuidados por seu filho. A partir deste dia, a Mãe de Deus atua na vida de José Kentenich com especial poder e educação maternal. Ele corresponde a este zelo, por um profundo amor filial dedicado à Nossa Senhora. 

Em Aliança com ela, Pe. Kentenich desenvolve toda a sua vida e atuação sacerdotal e seu carisma paternal. A Mãe de Deus lhe deu forças para conservar-se fiel à sua vocação, transformando-o num grande apóstolo mariano.

O sacerdócio mariano do Pe. Kentenich é a fonte da qual cada um de nós pode receber muitas bênçãos, pois quando pedimos sua ajuda, sua intercessão, quando nos abrimos à sua educação, ele nos conduz à Rainha de sua vida: a Mãe Três Vezes Admirável. Ele nos ensina: “Maria é para nós em sua plenitude pessoal, o ponto de convergência clássico do natural com o sobrenatural. Ela é a maravilhosa encarnação da união harmônica entre a natureza e a graça” (1939).

Pe. Kentenich experimentou Maria como Mãe, Advogada, Intercessora. Mas captou algo mais, que a pessoa de Maria oferece um modo de pensar sadio: “O amor a Maria oferece sempre, espontaneamente, esta maneira de pensar orgânico”.

Deixando-se formar pela Mãe de Deus, ele adquiriu este modo orgânico de pensar, de amar e de viver, tornando-se uma personalidade livre, inteiramente humano e simples, mas também inteiramente sobrenatural e ancorado no mundo e nos valores da eternidade.

Bendizemos à eterna Trindade que nos presenteia o Pe. José Kentenich como sacerdote mariano, totalmente dedicado à Mãe de Deus, na Aliança de Amor!


Oração para beatificação do Padre José Kentenich
Com aprovação eclesiástica

Deus nosso Pai! Atende-nos, em nossas intenções, por intercessão do Padre Kentenich (pedir a graça). Realiza sinais e milagres, como testemunho de sua santidade. Concede-lhe em breve a honra dos altares, a fim de que muitas pessoas encontrem o caminho que conduz a ti. Por isso, te pedimos, com Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo, nosso Senhor. Amém.