segunda-feira, 3 de julho de 2017

Eita trem bão, sô!

União das Famílias do Santuário Tabor Magnificat se reúne para muita diversão e partilha entre irmãos de ramo

As festas juninas, como o próprio nome indica, são comemoradas no mês de junho e têm uma relação direta com o catolicismo popular, que foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa. Cada dia de comemoração das festas juninas está relacionado com um santo católico.

Isso todo mundo já sabe, mas o que ninguém sabe é que uma destas festas aqui em Curitiba é mais do que especial, porque é organizada por famílias de famílias. Pessoas que amam a Jesus e a sua Mãe. Pessoas que gostam de estar juntas e se realizam em ver seus filhos brincando com amigos de verdade.

Todo ano é pura diversão! Cada família trouxe um prato feito com muito carinho e os homens pilotaram a churrasqueira. Uma das coisas mais gostosas foi ver todos os cursos da União de Famílias de Schoenstatt de Curitiba juntas em um mesmo propósito: festejar! O “festerê” iniciou com uma oração realizada pelo Edson Mocelin.

Eita trem bão, sô!  Logo depois começou os comes e bebes. Havia milho cozido, paçoquinha, cachorro quente, bolo, arroz doce, quentão, pinhão e muito mais. Aahhh! E não faltou a quadrilha. Alguns casais se caracterizaram e outros se vestiram no estilo country, mas todos dançaram.

Houve momentos de recreação com os filhos, conversas, partilhas, e para finalizar a tarde saiu um cafezinho bem quentinho para ajudar na digestão de tanta comida deliciosa.

Mas além de toda a diversão, o gostinho de quero mais sempre fica. Gostinho de estarem juntos independentemente da situação. Aqui sempre é bom estar. Sempre é bom estar com amigos, com irmãos e companheiros acima de tudo.

Momentos assim ajudam a fortalecer os vínculos, a vivenciar experiências, a permitir que os integrantes do ramo se conheçam melhor e principalmente, fazer com que os filhos dos casais se encontrem e cresçam com amizades firmes e verdadeiras.

Todos já ficaram ansiosos pela festa junina do ano que vem. E viva São João!

Texto de José Ricardo e Daniela Garcia (União de Famílias - Região Paraná – XXVI Curso)