terça-feira, 4 de abril de 2017

Delegados do Paraná têm primeiro encontro do ano

Unidade e ardor apostólico marcam o início dos trabalhos no regional

“Vamos trabalhar neste ano com amor e dedicação”, foi a letra cantada pelos 38 participantes do Encontro de Delegados do Regional Paraná, realizado em 25 e 26 de março, no Santuário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR. Presidentes de conselhos e assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Paraná se reuniram com dez Irmãs de Maria e dois Padres de Schoenstatt, representando dez cidades do Estado.

O Padre Ivan Simicic, do Santuário Esmagadora da Serpente, de Londrina/PR, abriu o evento ressaltando os principais pontos trabalhados durante os dois dias. “A programação inclui apresentações sobre como anda a vida dos locais, formações e capacitações de delegados, tendo em vista os temas dos 70 anos da visita do Pe. José Kentenich ao nosso país, o Ano Mariano e os 75 anos de fundação da Obra de Famílias”, disse.

Além destas atividades, todos participaram de vivências, orações, oficinas e partilhas sobre a organização e a promoção da subsistência dos centros de Schoenstatt. “Saímos desse encontro com a disposição para sermos verdadeiros filhos do Tabor e vivermos nosso ideal nacional”, relatou João Paulo Oliveira, presidente do Conselho de Curitiba/PR.

“O Encontro de Delegados é sempre muito enriquecedor porque nos norteia e nos dá muito mais força para continuar a conduzir as famílias que representamos. Além disso, ter as famílias reunidas cria uma identidade para o regional, com uma única corrente de vida. Gosto muito do intercâmbio de experiências, inclusive, quando alguma ideia interessante de outra cidade é apresentada, eu posso adaptá-la para a minha própria família local”, contou Geovani Arnhold Moresco, representante de Maringá/PR.

A seguir, constam os principais projetos e iniciativas das cidades, apresentados pelos delegados:

Cornélio Procópio
“Tarde Jovem” aos sábados, com convites para jovens e mães integrarem o movimento. Também adorações ao Santíssimo aos domingos e forte crescimento do Terço dos Homens.

Curitiba
Projeto “Leve a Mãe para Casa”, com uso de dados coletados para divulgação da espiritualidade de Schoenstatt e de eventos do Santuário. Além disso, serão iniciadas visitas a casas.

Guarapuava
“Lual Mariano”, promovido pela Juventude Feminina e Masculina, que têm ‘conquistado novos corações’, e campanha da Mãe Peregrina, que leva a imagem da Mãe de Deus para 441 famílias.

Ibiporã
Construção do barracão de eventos. Também constante presença das famílias na ermida para sua manutenção e participação na corrente das 1000 Ave Marias, e promoção pelos jovens do “Schorrasco dos Pais”, para crescimento da Liga de Famílias.

Jacarezinho
Organização de Missões Familiares em Santa Cruz/PR, crescimento da juventude e das Apóstolas Luzentes, reestruturação da campanha da Mãe Peregrina com visitas a todas as casas.

Londrina
‘Terço Jovem’ nas paróquias, criação do grupo “LAFS Coração” para ex-integrantes da Jufem, ‘Tarde com Maria’ da Liga das Mães, com convites para novos membros em todos os ramos, e ‘Tarde de Informações’ para interessados em adentrar o Instituto de Famílias.

Maringá
Escola de líderes nas paróquias, projeto “Vivendo em Aliança” com reuniões todo dia 18 na ermida, fortalecimento da campanha da Mãe Peregrina e dos círculos de Aliança de Amor.

Presidente Prudente
Crescimento da Liga das Mães nas paróquias, romarias anuais para Santuário de Londrina, estabelecimento de mais de 30 grupos de Terço dos Homens, com 50 integrantes recém consagrados pela Aliança de Amor,  Missões Familiares em Caiabu/PR com visitas a 700 famílias.

Rio Negro
Fortalecimento do movimento por meio da Liga de Famílias, todo dia 18 renovação da Aliança de Amor na ermida, além de evento destinado a ‘seguir os passos do Pai Fundador’, com guias que conduzirão visitas aos lugares pelos quais o Pe. José Kentenich passou.

Santa Cruz do Rio Pardo
Encontro “Mães unidas com Maria”, caminhadas do Terço dos Homens, implementação do Jumas em paróquia local. Estratégia de expansão da campanha da Mãe Peregrina.

Ano Mariano, Jubileu da Missão Tabor e 75 anos da Obra de Famílias

Para evidenciar os temas nas famílias de Schoenstatt do Paraná, foram destacadas as principais ações desenvolvidas nos locais. Para o Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, estão sendo realizados peregrinações, cantatas, adorações, noites de louvor, congressos, festas, orações e terços, divulgação da devoção mariana por meio dos ramos, formações, capitalários, presença de Schoenstatt em eventos marianos das dioceses e visitas aos enfermos.

Já em relação às datas celebrativas do Movimento, as iniciativas englobam reforçar participação dos ramos nas formações, conscientizar a importância da Aliança de Amor, enfatizar os ideais dos ramos, realizar via sacra específica para vocações, utilizar o Rumo ao Céu mais intensamente e divulgar mais o Movimento de Schoenstatt nos meios de comunicação.