quinta-feira, 30 de março de 2017

Missões familiares frutificam em Porto Amazonas/PR

Rapaz que recebeu visita dos missionários em 2014 hoje também se tornou um missionário e dirigente do Jumas

Em 2014 e 2015, duas Missões Familiares foram promovidas pelo Grupo Missionário Tabor Magnificat, de Curitiba-PR, na cidade de Porto Amazonas-PR. A semente foi lançada, e ao longo desses dois anos, a árvore cresceu e já começou a dar seus primeiros frutos. Mesmo após a realização dos eventos, iniciativas de membros do Movimento foram essenciais para que a semente pudesse germinar, cumprindo o pedido do Pe. Kentenich em favor de vocações masculinas para Schoenstatt. “Toma-os como instrumentos em tuas mãos, para reconduzir ao Senhor o destino dos povos. Torna fecunda em toda a parte a sementeira de Schoenstatt, para tua honra e para glória e louvor do Deus Trino”, escreveu o Pai Fundador, no Rumo ao Céu, oração nº 540.

No ano de 2014, iniciou-se o Terço dos Homens, que hoje conta com 10 membros, os quais uma vez por semana se reúnem na Capela Nossa Senhora Aparecida e na Igreja Matriz. Suas orações certamente contribuíram para que em setembro de 2015 fosse selada a Aliança de Amor do primeiro grupo de porto-amazonenses, entre eles estava o jovem Robson Popoatzki.

Após ter sido visitado pelos missionários em ambas as missões, ele ouviu o chamado e decidiu se juntar à Juventude Masculina de Schoenstatt. “Em 2014, tive o primeiro contato com o Grupo Missionário na Missa, participei do terço e das atividades com os jovens. Na terça, recebi em minha casa a família do Alexandre Rossi, que hoje é reitor geral das missões de Curitiba-PR. Ele elogiou o trabalho que eu já desenvolvia na Igreja, a partir disso comentei sobre a situação da juventude em Porto, não havia nenhum grupo de jovens e eu sempre quis montar um. O Alexandre então pegou o meu contato e passamos a conversar com frequência, ele sempre procurou me incentivar a seguir adiante. No ano seguinte recebi a visita de outros missionários, o que aumentou a chama dentro do meu coração de entrar para o Movimento”, relatou.

Alexandre também comentou sobre como foi a experiência de ‘missionar’ aquela casa de Porto Amazonas: “Durante a visita, veio à minha mente imediatamente a imagem dos apóstolos antes da vinda do Espírito Santo, receosos, temerosos, com medo mesmo... mas enxerguei além, vi um rapaz com enorme potencial, com quem a MTA poderia contar para derramar suas graças na cidade”.

A partir disso, o jovem começou a frequentar as reuniões do Jumas de Curitiba e o Terço dos Homens de Porto, selou a sua Aliança de Amor, participou das missões de 2016 em Balsa Nova-PR e no Encontro Nacional do ramo de 2016, realizado em Cornélio Procópio-PR, chegou a representar a cidade de Curitiba. “Durante este encontro, senti que a Mãe de Deus me preparou para formar o grupo, tive minha caminhada fortalecida através da vinculação com o Santuário. Conheci meninos do Jumas de outras cidades do Brasil, procurei saber como eram os grupos deles e me senti impulsionado a iniciar os preparativos”, confessou ele.

Quando retornou para Porto Amazonas, obteve a primeira conquista do Jumas Porto, que recebeu uma sala exclusiva para as reuniões, a partir disso, sentiu-se impulsionado a fazer convites para vários jovens nas Missas e nos encontros de catequese. Conseguiu fundar o primeiro grupo de Pioneiros de Schoenstatt da cidade, inicialmente com seis garotos, que possuem de 9 a 14 anos.

“Estou começando a frequentar os pioneiros, o Robson me chamou em um dia em que fui servir como coroinha. Achei muito legal a reunião, nos divertimos, brincamos e rezamos. Espero que o grupo continue e não saia ninguém, que todos continuem firmes. Estou ansioso para tudo que vem, que a gente consiga conquistar camisas, bandeiras e lenços, tenha mais encontros e acampamentos”, disse Pedro Minardi, de 14 anos, o primeiro a aceitar o convite.

Os outros integrantes são Gabriel Victor País Hatmann (11 anos), Josias Bach da Silva Jr. (13 anos), Lucas Silva Carneiro (9 anos), Thomas Nikolas Cardoso Esposito Ribeiro (12 anos) e Vinicius dos Santos Carneiro (11 anos). As reuniões iniciaram em 18 de fevereiro, quando o dirigente contou sobre sua caminhada em Schoenstatt, levou as camisas das Missões, do Terço dos Homens e do Encontro Nacional, bem como as peregrinas conquistadas e sua medalha da Aliança de Amor.

Robson pretende contribuir para que a Juventude Masculina de Porto só cresça. “A perspectiva para o futuro é formar os meninos para que sejam multiplicadores, também começar a conquista da bandeira para fortalecer o ramo, promover acampamentos e tribunas de honra, sempre agregando mais membros”, finalizou. Essa postura do dirigente ressoa as palavras do Pe. Kentenich registradas no livro ‘Sob a Proteção de Maria’, página 97: “só personalidades de grande vigor interior e caráter podem ser dirigente e guias”.

Robson com o grupo de Terço dos Homens de Porto Amazonas

Meninos integrantes dos Pioneiros de Porto Amazonas