sexta-feira, 31 de março de 2017

JUMAS Curitiba/PR realiza Encontro de Ramo

Nos dias 24 e 25 de Março, a sombra do Santuário Tabor Magnificat, o Jumas Curitiba realizou o seu Encontro de Ramo, no qual foi decidido o novo líder de ramo e os rumos da juventude em 2017. O padre Julio Fabiano e o seminarista Filipe Araujo acompanharam os rapazes, que puderam estar presentes durante o final de semana, tendo um papel fundamental em tudo o que foi refletido e conversado!
Na sexta-feira, por volta das 20:30, 12 membros do Jumas Curitiba se reuniram com os novos assessores do Jumas Paraná. Foi um momento mais voltado a se conhecer melhor, já que era o primeiro contato pessoal do padre Julio e do seminarista Filipe com a Juventude Masculina local. Após uma conversa descontraída em que se pode ter um panorama geral do ramo, foi realizada uma rápida vivência no Santuário. Diante de Jesus Eucarístico, o seminarista Filipe orientou que todos os presentes escrevessem, de um lado da folha, quais os seus sonhos para o Jumas Curitiba neste ano de 2017 e, do outro lado, o que não queriam para o ramo. Após todos escreverem, cada um dos jovens depositou a folha aos pés de Jesus. Segui-se então para a adoração e, por fim, a consagração, a noite foi encerrada com o tradicional Franz Reinisch.
No dia seguinte, após o café da manhã, o seminarista Filipe apresentou os pontos que foram citados na vivência. A partir disto, os rapazes presentes selecionaram três pontos principais para nortear as atividades do ramo neste ano de 2017. Os pontos escolhidos foram: União, Comprometimento e Espiritualidade.
Tendo como base esses três pontos, foi traçado um plano de ação com a finalidade de renovar o Jumas Curitiba. De modo geral, ficou decidido que o ramo terá dois grandes grupos de vida: um de Apóstolos e outro de Aliados. Ambos se reunirão todo 2º domingo do mês no Santuário, no mesmo horário, participarão da Missa Jovem, após, terão um rápido momento de adoração e espiritualidade, seguida de confraternização para manter viva a chama da amizade e da irmandade.
Também terá reunião de grupo todo 4º sábado do mês, na paróquia São João Batista, onde nasceu o Jumas Curitiba, a fim de não perder o vínculo com suas origens. Neste dia todos rezarão o Santo Terço antes da Missa e poderão participar da equipe de música da celebração. Assim, estarão no mínimo duas vezes por mês unidos como Jumas.
Uma das diretrizes a serem seguidas é o fortalecimento dos pilares da ROCA, muito importante para a sustentação do Homem Novo: a REALIZAÇÃO PESSOAL promovida nas reuniões que objetivam o itinerário da Carteira dos Apóstolos, bem como uma iniciativa do grupo de Aliados, o qual trabalhará com o Círculo da Aliança que selará Aliança de Amor no dia 18 de Novembro de 2017; a ORAÇÃO através das Missas Jovens, do Santo Terço na Paróquia e da Adoração no Santuário; a COMUNIDADE através dos momentos de vinculação pós-Missa Jovem; e o APOSTOLADO através da realização de visita a um lar de idosas junto com o grupo do TLC, duas edições do Projeto Pão no 2º semestre, a promoção da Escola de Dirigentes e a abertura de no mínimo um grupo de Pioneiros no ramo.
Na parte da tarde, as propostas citadas acima foram finalizadas, elaborou-se o calendário do Jumas Curitiba para este ano (levando em consideração também eventos do Santuário Tabor Magnificat, do Jumas Paraná e do Jumas Brasil) e houve a votação para o novo líder de ramo, o escolhido pelos rapazes presentes foi o William Bandeira. Ao final da tarde os membros do Jumas Curitiba se dirigiram para a paróquia São João Batista, onde cumpriram o compromisso de tocar e cantar na Missa e, em seguida, se uniram para um divertido momento de vinculação.
Tendo em vista todas as iniciativas citadas, o Jumas Curitiba dá início ao seu processo de renovação, a fim de fortalecer as bases dos membros e do ramo para no próximo ano buscar realizar projetos mais ambiciosos e intensos. Contamos com as orações e capitais de graça de todo o Jumas Brasil!