segunda-feira, 20 de março de 2017

Jufem Curitiba/PR abre o ano com muita disposição

Dirigentes participaram de encontros no âmbito nacional e regional, planejam 2017 e motivam as meninas na abertura do ano, com o lema ‘Filha amada, assume a essência do teu ser’

O final de semana de 11 e 12 de março de 2017 foi de muita alegria e aprendizado para as dirigentes da Juventude Feminina de Curitiba/PR. Representantes de 16 cidades do estado do Paraná se encontraram em Londrina, para trocar experiências, ter ideias inovadoras e desenvolverem o ‘Perfil da Dirigente’. Representando Curitiba, compareceram as novas líderes de ramo Caroline Vieira e Emanuelle Battini.

O encontro iniciou no sábado pela manhã com uma linda adoração no Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, posteriormente, as participantes tiveram uma palestra preparada pela ex-Jufem e hoje integrante do Instituto de Famílias Ana Paula Paiva, sobre o tema " Nossa essência feminina e o feminismo", para refletir acerca das diversas correntes do feminino e entender as formas de abordar esse assunto entre as meninas de cada cidade.

À tarde, a Irmã Adriane Maria, assessora do regional Paraná, falou sobre a vida da Mãe de Deus, tema de suma importância no Ano Mariano. Após, as meninas tiveram a oportunidade de participar de oficina da Irmã Fabiana Maria sobre como preparar uma sala de reuniões, além de como arrumar uma mesa para encontros, com Cristiane e Rafaela, que participam da Jufem de Guarapuava.

As últimas atividades do sábado englobaram a Santa Missa, jantar da ‘Pequena Maria’ e por fim, uma linda vivência na qual todas puderam refletir sobre as suas essências e entregar ao Capital de Graças três características da MTA que gostariam de preservar no papel de dirigentes.

O dia de domingo contou com celebração do Padre Antônio Fiori na capela histórica, logo após, foi promovida uma breve oficina sobre as fases das apóstolas e como preparar vivências e adorações. O encontro terminou com um breve bate papo para seleção do ‘Perfil da Dirigente’, momento em que as participantes definiram três pontos principais a serem trabalhados: maternidade, compromisso e serviçalidade.

O início dos trabalhos do ramo em 2017

No dia 19 de fevereiro de 2017, no Santuário Tabor Magnificat, a Jufem Curitiba se encontrou logo cedo para desfrutar da Abertura do Ano preparada com muito amor e carinho pelas líderes. Junto à assessora Ir. Eliza Maria, ao todo compareceram quatorze meninas de quatro grupos de vidas diferentes: Speculum Regina ter Admirabilis, Mariengarten, Fonte de Fidelidade e um novo grupo que se inicia ainda nesse semestre, o Universitárias III.

A abertura começou com adoração no Santuário Tabor Magnificat, onde cada menina pode ter seu momento com o Santíssimo e colher um lírio muito especial feito pelas líderes. Em seguida, Ir. Eliza Maria preparou uma dinâmica em que houve a oportunidade de elogiar e exaltar as qualidades das irmãs de ramo, o que as fez relembrar de que são uma família, a qual pode ter problemas, mas que acima de tudo se ama. Após esse momento de interação, a assessora apresentou o lema da Jufem em âmbito nacional: “Filha amada, assume a essência do teu ser!”, alertando sobre como todas devem zelar por aquilo que as fazem únicas e especiais aos olhos de Deus e da Mãezinha.

Para encerrar o período da manhã, a líder Carol, que esteve presente no Encontro Nacional de Dirigentes em Santa Maria/RS, realizado em fevereiro, contou sobre a sua experiência na ocasião. “Ir para o encontro de dirigentes foi uma das melhores coisas que eu fiz durante esse tempo de Jufem. Lá eu pude viver intensamente minha Aliança de Amor, voltar a minha essência e meu amor por Schoenstatt. Conviver com meninas com o mesmo ideal e pulsar pela MTA me deixou encantada e me fez ter mais a certeza de que quero Schoenstatt para minha vida. Sou grata à MTA pela oportunidade de ter tido uma vinculação maior com a MTA, o Pai Fundador, João Pozzobon e as meninas que transbordam por amor à Ela. Peço que Ela me abençoe para que eu consiga transmitir esse amor todos os dias no ramo e no meu dia a dia”.

Durante o período da tarde ocorreu a parte prática da Abertura: datas, horários, projetos e propósitos. Anunciou-se uma proposta diferente para o ramo em 2017: duas reuniões mensais, uma de cada grupo de vida e outra do ramo como um todo, ou seja, os grupos de vida ainda continuam com suas conquistas e, unidas como ramo, haverá aprofundamento nos temas abordados no livro do ano. Também foi apresentado o calendário do ano, em cada mês há um propósito em especial pela Jufem, pela Família de Schoenstatt e pela Igreja.

A abertura foi encerrada com a sensação de dever cumprido e aquele sentimento de que a Jufem Curitiba, mesmo encontrando provações pelo caminho, consegue seguir em frente com muito amor e em constante contribuição ao Capital de Graças.