quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Carta de Francisco Ziober por ocasião do dia 18 de setembro

Francisco Ziober (* 9/03/1934 + 27/09/1964) pertenceu ao primeiro grupo da Liga de Família de Londrina (Servus Reginae) e deixou para nós um exemplo de autêntico schoenstateano: na escola de Maria, aspirou seriamente à santidade e doou sua vida num ardente zelo apostólico.

Uma palestra que ele elaborou para o dia 18 de setembro de 1964, podemos considerar como um testemunho de vida.

No ano de 1964 a Família de Schoenstatt celebrava o jubileu dos 50 anos de sua Fundação. Na palestra ele aponta o encerramento do cinquentenário (18/10/1964).

Estamos às portas da abertura do Centenário da Obra de Schoenstatt (18/10/2013); que estas palavras possam ser um grande estímulo para todos nós que temos a responsabilidade de levar Schoenstatt ao futuro, para um novo século.

Palestra elaborada para o dia 18 de setembro de 1964, quando Francisco já se encontrava de cama, sem esperanças de recuperação. Veio a falecer no dia 27 de setembro.

Estimados Schoenstateanos aqui presentes.

Quando por momentos temos a oportunidade de meditar sobre o que significa para nós estas romarias dos dias 18, quando nos aprofundamos realmente no sentido interior e importância desta data, que nos sentimos desolados pelo que tão pouco temos feito mês após mês para o crescimento do Movimento em nossas terra. Não queremos apenas ser pessimistas, pois seria uma injustiça nossa não reconhecermos certos progressos. Mas perguntamos: Será que estamos dando tudo de nós para a Mãe? Será que não estamos sendo um tanto comodistas?

Por isso é que neste dia 18, quando ainda falta um mês para se completar o Ano Jubilar, quando ainda temos um mês para pensar, sentir e olhar o passado, o presente e procurar deixar algo para o futuro, é que fazemos este apelo. Um mês ainda é tempo para fazermos grandes coisas para a Mãe querida. Sabemos que ela depende de nós: “Nada sem Vós, Nada sem nós!”... Portanto, contemplemos o passado: as gerações fundadoras; o que sofreu por nós o Pai Fundador; e a herança que nos legaram os heróis, símbolos de filialidade e entrega total numa Aliança de Amor pura e completa. Procuremos sentir tudo isto com intensidade e cheguemos assim até o presente: O que somos nós? Temos realmente vivido a Aliança de Amor com a Mãe? Temos sabido nos entregar totalmente para sermos instrumentos úteis dentro dos planos de Deus?

Se o passado nos traz tantos exemplos a serem seguidos, como deixaremos esta geração Jubilar para o futuro?

Meditemos. Temos ainda um mês. Ainda poderemos realizar o que não fizemos até agora. Lembremo-nos que para os planos da Mãe Três Vezes Admirável, basta um segundo de entrega perfeita para que ela realize grandes coisas.

Façamos nossa entrega perfeita, sejamos instrumentos e deixemos também uma herança jubilar as gerações futuras.

Que o próximo dia 18 de outubro seja um marco para o Movimento Apostólico Schoenstateano em Londrina. Que nesse dia a Mãe querida sorria feliz para os filhos com F maiúsculo que a cercam. Filhos dispostos ao sacrifício, símbolos de Amor.

- Nos cum Prole Pia - Francisco


Saudações do Santuário da Esmagadora da Serpente
Ir. Bernadete Maria

Fonte:
M. A. Barbosa, Franciso Ziober, Comprovado no amor, 2ª Ed. p. 72