quinta-feira, 31 de maio de 2012

Inauguração e bênção da estátua do Pe. Kentenich no Santuário Tabor Magnificat Curitiba / PR

Relatório inauguração e bênção da estátua do Pe. Kentenich no Santuário Tabor Magnificat Curitiba-PR. 18, 19 e 20 de maio de 2012.

Ir. Ignês Maria

O Pai e Fundador está entre nós!

Com muita alegria recebemos em Dezembro a Estátua do Pai e Fundador, que ficou na sala de reuniões onde se realizaram várias vivências no decorrer deste período. Encerramento e abertura do ano, vivência de Natal, momentos comemorativos dos Ramos,etc. Desta forma a presença da Estátua incentivava a Família de Schoenstatt a se preparar com saudades, por meio de contribuições ao Capital de Graças para o grande dia em que entronizaríamos o Pai nos jardins do Santuário onde muitas pessoas poderiam encontrá-lo e por ele serem conduzidas ao Santuário.

Após várias reuniões, com alguns membros da Família de Schoenstatt, decidimos a localização da estátua do lado direito de quem olha para o Santuário.

No dia 18, no final da tarde, a Estátua foi levada em frente do Santuário. À noite, após a Santa Missa e renovação da Aliança de Amor, fizemos uma romaria luminosa até o Santuário que culminou com uma vivência elaborada pela Liga das Mães, na qual, cada representante das Comunidades da Família leu uma frase especial e por ela, entregou sua aspiração pela conquista espiritual da Estátua. Esta aspiração foi expressa num pergaminho que será colocado numa urna dentro do pilar erigido ao lado da Estátua, com dados biográficos de nosso Pai.

Sábado, dia 19 às 15h30min, enquanto os participantes do “Terço dos homens” saíram rezando o terço em voz alta, a Estátua foi levada e colocada, pelos operários, em seu lugar definitivo, na presença de Irmãs, (éramos um número maior, pois vieram Irmãs de Londrina e Atibaia para este evento) de membros do Movimento, de romeiros e visitantes. Foi muito bonito este momento.

Domingo, dia 20, o grande e esperado dia, amanheceu bem agradável. Já bem cedo, chegou um grupo de romeiros, a pé, da Paróquia do Santíssimo Sacramento, e também um ônibus com os membros do movimento de Rio Negro e outros grupos de Paróquias, assim sucessivamente os romeiros vinham chegando, e sendo acolhidos em frente do Santuário. A estátua foi coberta com um pano em três cores: amarelo, azul e branca amarrado com uma fita branca.

Pouco antes das 11h chegou o Arcebispo que presidiu a solene celebração da S. Missa, concelebrada por Pe. Antonio Bracht e Pe. Jair, (da comunidade dos padres Teatinos, auxiliar de nossa Paróquia) um Diácono, dois cerimoniários e vários coroinhas. O altar foi colocado no jardim, em frente do Santuário sob uma tenda, assim que os celebrantes olhavam para o Santuário e do lado direito deles podiam ver também a Estátua do Pai. Haviam muitos participantes. Na homilia o Arcebispo focalizou o conteúdo das leituras da festa da Ascensão e falou muito bonito sobre Nossa Senhora, fazendo referências sobre Nossa Senhora de Schoenstatt.

Após a bênção final, o Arcebispo com os celebrantes, coroinhas e autoridades dirigiram-se em direção à Estátua. O povo podia acompanhar de seus próprios lugares. A entrada da praça tinha um laço que foi aberto pelos responsáveis da construção da mesma. Após a leitura de uma breve biografia do Pe. Kentenich feita por um casal em forma de diálogo, o Arcebispo e Ir. M. Ane (Superiora Provincial) foram convidados a abrir a fita e o presidente do Conselho da Família de Schoenstatt a retirar o tecido que cobria a estátua. Entre palmas e toque do sino do Santuário o Arcebispo deu a bênção à Estátua. Neste momento, parecia que a Estátua criava vida e que o Pai e Fundador em pessoa sorria complacente para seus filhos felizes. Muitas pessoas aproximavam-se da Estátua, uns cumprimentavam o Pai, outros o abraçavam e houve crianças que lhe davam beijinhos. Em seguida foi servido um almoço, por adesão. Mais ou menos 320 pessoas participaram do almoço. O Arcebispo e os concelebrantes foram convidados especiais juntamente com o assessor do prefeito, Sr José Gorski. Pudemos perceber que o Arcebispo estava satisfeito e contente. Após o almoço, despediu-se cordialmente de nós.

Às 14h30min, houve uma vivência preparada pela União de Famílias, junto à Estátua. Enquanto ouvia-se a narração da vida do Pai e Fundador, eram encenados certos episódios mais marcantes, como por exemplo quando a mãe o levou para o orfanato e realizou o ato da entrega do menino à Mãe de Deus e outros...

Cada Comunidade do Movimento também foi convidada a apresentar algo, assim por exemplo, um coral formado pelos Pioneiros e Apóstolas, cantou a música “Ele amou a Maria”. O canto foi acompanhado por uma linda orquestra formada por vários instrumentos musicais executados pelas próprias crianças. Era emocionante ver como crianças tão pequenas se prepararam com tanta dedicação para este momento. As Irmãs, que neste dia éramos um número maior, também cantamos um canto. E ao final Ir. M. Josiane colocou um ramalhete de flores nas mãos da estátua, relembrando a noviça que lhe entregou um ramalhete na sua primeira vinda ao Brasil.

O encerramento da festa foi feito logo após a vivência, com a bênção solene do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Antônio Bracht.

Houve também a Missa das 17h, que é celebrada todos os domingos, porém neste, para alegria dos participantes, na mesma tenda em frente do Santuário, ao lado da bela Estátua do Pai, há pouco inaugurada. Neste domingo havia muito mais participantes.

Convidamos você que está lendo este relatório a agradecer conosco a Deus por tão bela dádiva que nos proporcionou neste memorável dia 20 de maio de 2012, com a colocação da estátua do Pai e Fundador no Jardim de nosso Santuário Magnificat.

Fotos: