quarta-feira, 20 de maio de 2020

Magnificat: 35 anos do Santuário de Curitiba/PR




 “Se for do seu agrado chamar-me junto a si, prontamente entrego-me como semente que se lança nos fundamentos do Santuário…” (Lenir Bavoso)

Natalia Lavoranti – Com gratidão e um espírito que “exulta de alegria”, a Família de Schoenstatt reuniu-se espiritualmente na casa da Mãe para celebrar os 35 anos do Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR.

A MTA recebeu todo o amor de seus filhos neste domingo, dia 17 de maio de 2020. Eles enviaram fotos, que foram colocadas sobre as paredes, e participaram da transmissão da Santa Missa ao vivo pelas redes sociais. “Uma linda missa. A rede com as fotos ficou incrível, me senti no interior do Santuário, mesmo assistindo pelo Facebook. O vínculo com nossa Mãe e Rainha, nesses 35 anos, solidificou sua permanência em nossos corações”, diz Goreti Muraro, presidente do Conselho Local da Família de Schoenstatt.

Além da participação pela internet, o Santuário recebeu os peregrinos, logo após a missa, para distribuir a Eucaristia. Adriana Natalício, da Liga das Mães de Schoenstatt, comenta: “Mesmo sem a nossa grande festa, participar da missa online, depois comungar na Casa da Mãe com a família, é um amor que não tem como dimensionar”.

Um pouco sobre a história

A história trilhada para a consolidação do Santuário Tabor Magnificat foi um enlace do plano sobrenatural com o plano natural. A Sra. Lenir Bavoso, uma das conhecidas heroínas de Schoenstatt, que pertenceu à Liga das Mães, ofereceu sua própria vida, em 12 de dezembro de 1975, pela construção do Santuário em Curitiba.

Com a generosidade dos doadores do terreno e os cuidados de Deus Pai, a semente lançada pela Sra. Lenir Bavoso, e tão cultivada pela Família de Schoenstatt da época, deu seu primeiro broto no dia 17 de novembro de 1984, com a benção da pedra fundamental. O grande sonho da conquista do Santuário floresceu no dia 19 de maio de 1985, com a solene inauguração.

A missão “Magnificat”, tão vivida pelo Movimento em Curitiba durante esses anos, foi uma escolha em gratidão ao centenário de nascimento do Pe. José Kentenich e cinquentenário da chegada das primeiras Irmãs de Maria em terras brasileiras.

As graças desse histórico de entrega e filialidade continuam gerando vida para a Família de Schoenstatt de Curitiba e por todos os que frequentam o Santuário. “Novas são as guerras!” está sendo a orientação e motivação para enfrentar a pandemia do coronavírus. Com a impossibilidade de uma festa de aniversário, a proposta de um tríduo, com vivências relacionadas à missão Tabor Magnificat, foi a resposta ao tempo atual.

O Tríduo Magnificat

Durante os três domingos anteriores (26 de abril, 3 de maio, 10 de maio) foi realizado um tríduo durante as missas, aprofundando a missão de cada Santuário como uma resposta à época vivida. Esse tema despertou o interesse de muitos romeiros, que depois buscaram conhecer mais sobre a história desse lugar de graças. Além disso, foi possível conhecer mais sobre a missão Tabor, que é o ideal nacional de Schoenstatt no Brasil.

Enfim, a missão que resplandece na Família de Schoenstatt de Curitiba – o Tabor Magnificat – foi o tema do último dia de tríduo. A vivência desse dia, providencialmente, coincidiu com a comemoração do Dia das Mães; muitas mães puderam sentir-se abrigadas no colo da Mãe de Deus ao ter seus nomes inscritos em corações dentro do Santuário.

Toda essa vida, gerada nos dias do tríduo, culminou na rede de vínculos construída para a missa festiva de aniversário. A rede que partia da imagem da Mãe estava preenchida com fotos de todos os membros e colaboradores do Santuário, simbolizando quantas pessoas encontram em Schoenstatt um lar, onde há lugar para todos e onde os mais leves desejos de Deus vinculam e despertam alegre decisão.

Esses 35 anos de história do Santuário Tabor Magnificat representam uma terra onde Maria, assim como quando visita sua prima Isabel, faz o coração transbordar de júbilo, alegria e gratidão.







Publicado originalmente em: Magnificat: 35 anos do Santuário de Curitiba/PR – Schoenstatt