sábado, 22 de dezembro de 2018

Encerramento do ano com renovação da aliança, Cetro da Permanente Presença do Pai e coral de crianças


Fotos - Geni Hoss, Joelma Polli e Renata Orsato
Texto - Renata Orsato

A noite do dia 18 de dezembro foi linda e iluminada. O clima estava muito agradável no Santuário Tabor Magnificat, não somente por conta do ar refrescante, mas também pelo amor dos que estavam ali para renovar sua Aliança de Amor com a Mãe de Deus pela última vez em 2018. 



Às 20 horas teve início a Santa Missa, direcionada especialmente para agradecer por tudo o que o Movimento Apostólico de Schoenstatt de Curitiba/PR viveu neste ano, todas as graças recebidas e a vida que se manifestou em todas as atividades desenvolvidas ao longo dos últimos 12 meses. Além disso, também foram renovados o compromisso com a autoeducação e a entrega nas mãos de Maria, e todos que trouxeram o Menino Jesus ao Santuário receberam uma bênção especial.



Após, houve uma apresentação emocionante do coral formado por crianças, que entraram com velas e cantando "Aleluia". Também foi prestada homenagem às Irmãs de Maria que partem para uma nova jornada (Ir. M. Sandra, Ir. Marineuza e Ir. Inês Maria) e à Equipe de Comunicação, pelo trabalho que tem desenvolvido desde 2017 e que se renovará em 2019.


Mas as surpresas não pararam por aí. As Irmãs de Maria apresentaram a todos os que ali estavam o Cetro da Permanente Presença do Pai. Ainda, ao final da solenidade foi montado o Presépio com a ajuda dos presentes, junto a mais uma apresentação do coral para louvar o nascimento do Menino Jesus. Ao final, ocorreu a tradicional queima do Capital de Graças.





Cetro da Permanente Presença do Pai

O Cetro esteve nas mãos do Fundador do Movimento de Schoenstatt no ano de 1949, quando na ocasião ele coroou a Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica, entregando a ela a coroa e o cetro. A coroa simboliza a realeza e o cetro o poder. 

De acordo com a Irmã M. Sandra, "Padre Kentenich proclamou em oração: Tu podes e tu deves reinar para que nós possamos nos tornar filhos". A Província Tabor, do Instituto de Irmãs de Maria sediado em Santa Maria/RS, ficou responsável pela guarda da coroa e do cetro, pois era a única província de irmãs no Brasil. Em 1975, quando foi criada a segunda província, a coroa ficou no Santuário Tabor de Santa Maria/RS e o cetro foi encaminhado para a Província Schoenstatt-Tabor, do Instituto das Irmãs de Maria sediado em Atibaia/SP. Desde meados do mês de dezembro o cetro está peregrinando pelos diversos regionais do Sudeste e nesta semana chegou a Curitiba/PR.

"Nós recebemos o presente de termos esse cetro neste Natal junto de nós. Neste ano, a Família de Schoenstatt, particularmente aqui de Curitiba, tornou-se mais família. O cetro vem como um agradecimento do nosso Pai Fundador por sermos família, encerrando o Ano do Pai Fundador. Desejamos a todos um Feliz Natal, queremos que o ano de 2019 seja de mais intensa unidade da Família de Schoenstatt, de maior crescimento aqui em Curitiba, para que nós possamos honrar cada vez mais a Mãe de Deus e nos tornarmos dignos de termos um Santuário dela tão perto de nós. Muita paz e muita alegria com a presença de Cristo entre nós", finalizou a Irmã M. Sandra.