terça-feira, 6 de novembro de 2018

Em missão: A Lafs anuncia os passos de Maria


Texto - Renata Orsato
Fotos - Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt

O início do mês de novembro, com os Dias de Todos os Santos e Finados, foi marcado por uma experiência diferente para 31 mulheres vindas de 12 cidades do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e até Paraguai. A 1ª Jornada Missionária da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) foi promovida de 1 a 4 de novembro na Comunidade Imaculada Conceição, pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava/PR.

Hospedadas na Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, sob o lema “LAFS anuncia os passos de Maria”, elas montaram grupos de quatro mulheres e foram visitar as casas das redondezas. Seu intuito, indo ao encontro dos moradores, era falar sobre Deus, escutar suas histórias, orar pelas suas intenções, disseminar a mensagem do amor de Cristo e relembrar a dignidade da mulher nos dias atuais a exemplo de Maria, Mãe e educadora de Cristo. 




Ação, oração, missão

As missionárias também participaram de missas e adorações, conduzidas pelos Padres Vinicios Augusto dos Santos Araújo e Itamar Turco, além de momentos de reflexão e integração com a comunidade. Na tarde de sábado, dia 10, organizaram o “Lafs em Ação”, com atividades direcionadas às mulheres e crianças moradoras da região: orientações com profissionais de saúde da Faculdade Guairacá, palestra sobre o valor da mulher proferida pela psicóloga Ana Paula Moss Campos, da Liga de Famílias, brincadeiras e lanche.

A espiritualidade foi essencial para fortalecer mentes, corações e espíritos durante os dias de missão, tendo trabalhado seis elementos: pés (disponibilidade), pedras (dificuldades), terra (fortaleza), água e sementes (o ser feminino), luz (irradiação de alegria) e flores (florescência da aspiração).






Confira algumas impressões sobre a Jornada Missionária:

assessora nacional da LAFS Ir. Maria Jacinta Donati não escondeu sua emoção ao final da jornada. "Nós percebemos que realmente foi uma ação de Deus. Mas essa ação se complementou quando nós pudemos viver essa comunhão com a Paróquia. Agradecemos às liguistas que não puderam estar presentes e contribuíram com suas orações e à Família de Schoenstatt de Guarapuava que não mediu esforços, especialmente a Juventude Feminina que estava na linha de frente. Este projeto pode abrir muitos caminhos para o futuro. Cada uma foi uma 'pedrinha' insubstituível nessa missão", contou ela.

Para a Ir. Maria Doralice de Souza, assessora da LAFS Guarapuava/PR e Curitiba/PR, a data escolhida teve um sentido especial: "Achei muito significativo realizarmos a jornada durante o Dia de Finados, pois encontramos as pessoas muito sensibilizadas e levamos uma palavra de consolo a elas. Foi uma vivência muito bonita. Senti o quanto as pessoas precisam ser ouvidas e o quanto conseguimos compartilhar o que aprendemos em nossa formação. Como Jesus disse, a quem muito foi dado muito será pedido".

"Ficamos muito honrados por essa missão ter sido em nossa comunidade, agradecemos ao Movimento de Schoenstatt e à Prefeitura de Guarapuava/PR por ter concedido as dependências da escola. As nossas portas estarão sempre abertas para recebê-las" foram as palavras de gratidão de Eduardo, que representou o Conselho da Comunidade Imaculada Conceição e seus demais integrantes Suzane, João Barbosa, Roselene, Diana e Adriana.

"A gente terminou essa experiência com sentimento de gratidão muito grande a Deus e à Mãe de Deus. Foi muito bom para mim estar aqui nestes dias, ainda mais neste mês pois dia 25/11 completo 35 anos de idade e me senti enriquecido espiritualmente" foram as palavras do Padre Vinicios Augusto dos Santos Araújo, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo.



Testemunhos das participantes:

Mariane Fiorini

"Costumo sair e ir em festas como todo jovem. Mas neste último feriado prolongado resolvi participar da Jornada Missionária e senti que ganhei muito. Só eu sei o quanto eu precisava dessa experiência e o quanto Deus agiu em minha vida. As partilhas vivenciadas em cada casa me fizeram parar e analisar o quanto muitas vezes eu erro em questionar Deus, pois muitos não têm a oportunidade de ter nem a metade do que tenho". 

Audrey Markutis

"Estou atuante no movimento de Schoenstatt há 3 anos e na LAFS há pouco menos de 2 anos, mas como no início de minha participação, tudo acontece meio que no "susto".

Os meus "sim" nunca foram pensados, recebi todos os convites de coração aberto e só sigo cumprindo o que me foi providenciado.

Para a 1ª Missão Lafs em Guarapuava/PR não foi diferente, só aceitei ao chamado e fui. Sinceramente eu não fazia ideia de como era uma Missão, pensei em algo como encontros e retiros que participava quando atuava no movimento diocesano, mas era tudo mais intenso. O sentimento de família foi sentido o tempo inteiro, me senti muito em casa.

Agora a vivência de evangelizar foi sem dúvida a mais encantadora. Levar a palavra de Cristo, olhar nos olhos das pessoas com uma palavra de conforto é impagável. Algumas das famílias visitadas  me marcaram de modo muito especial. Uma das primeiras casas que fui, a D. Luiza de 90 anos, já me deixou com uma nova missão: realizar o sonho de reencontrar a sua família com quem tinha perdido o contato há 50 anos. Não seria uma tarefa fácil se não fosse a Providência e intercessão da Mãe.

A querida Silmara, uma manicure cheia de amor no coração, também me marcou de forma especial, ela que teve uma educação cristã evangélica migrou para o catolicismo para acompanhar seu esposo na jornada espiritual e estava começando a compreender o amor de Maria.

O foco da nossa missão era mulheres, mas fomos recebidas carinhosamente por muitos homens também. Porém, elas foram as protagonistas para a minha história.

Na casa da Mari, já demos de encontro com sua filha e dois netos se despedindo, ela mostrou toda sua fortaleza, mas se emocionou com a palavra providencial. Mulher guerreira que sofria com o sofrimento das filhas, porque ela também era mãe, espelho de Maria.

E a última casa visitada, não teria uma história menos interessante para contar. D. Eva, mulher de fé, também sofria com o sofrimento de sua filha Silmara, que estava passando por um momento de instabilidade no casamento e instabilidade emocional. Foi imensamente gratificante poder compartilhar minhas aflições de mulher e deixar o recado de que Jesus nos ama exatamente do jeito que somos, com todos os nossos acertos e todos os nossos erros.

Pe. Vinícius pregou sabiamente em nossa adoração de encerramento que não devemos mendigar amor, porque nós temos o maior amor do mundo que é o de Cristo, que deu sua vida por nós.

Saio dessa missão transbordando amor e esperança. Pois Cristo vive e reina".

Vera Lucia Bernardo

"Gratidão, alegria melhor descrevem estes dias de convivência com vocês na jornada missionária, pois foi cheia de momentos de graças e bênçãos que juntas vivemos em comunidade, podemos até dizer que vivemos nos passos de Maria. 

Senti-me fortalecida e agraciada por este presente que Deus me deu caminhar nos passos de Maria. Como veterana acredito que está é a hora da Lafs, uma nova etapa para vida do ramo um refundar... como pequena Maria levar o Cristo para o mundo: um novo ardor missionário ressurgiu, somos Lafs em Saída.   

Gratidão pela nova geração que está surgindo, pelos novos tabernáculo vivos e a Deus por ter estado com vocês. Também agradeço às nossas assessoras irmã Jacinta e Irmã Doralice. Tabernáculo Vivo anuncia e caminha com Maria!"