sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Schoenstatt é missão! Uma resposta concreta para o “Schoenstatt em saída”


Texto - Franciane e Ricardo Wazen; Karen Bueno
Fotos - Joelma Polli

Representantes de mais de 15 cidades se reuniram em Curitiba/PR para o Encontro Nacional da Missão Familiar. Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, o Santuário Tabor Magnificat foi local de reflexões, debates e oração sobre as perspectivas e a história da Missão Familiar, que hoje toca a vida de muitas pessoas no país.

Há 10 anos a Missão Familiar iniciou no Brasil, com a Família de Schoenstatt de Ibiporã/PR, e tem se espalhado para vários outros locais, tornando-se um característico trabalho apostólico. A Missão Familiar tem uma tônica diferente das demais que acontecem na Juventude de Schoenstatt e nas Missões Populares, justamente por ser formada por famílias que saem em missão e convivem sob o mesmo teto durante alguns dias, partilhando suas vidas e procurando levar Cristo e Maria a todos os que encontrarem.

Novas formas de evangelizar

Com a expansão desse projeto sentiu-se, há algum tempo, a necessidade das várias localidades se reunirem, juntamente com os assessores, e partilharem suas experiências, refletirem sobre os ecos encontrados, apontar pontos comuns e também agregar ideias que possam melhorar a Missão. Para isso iniciou-se o Encontro com a palestra do professor Robert Rautman que trouxe o contexto amplo da missão na Igreja, os novos desafios, enfatizando a necessidade de sempre buscar novas formas de evangelizar.

Segundo a Ir. M. Jacinta Donati, em seu tema abordado, Schoenstatt é missão, já nasce sendo missão. Ela recorda que o Pe. José Kentenich levou a Mãe e Rainha para tantos lugares e que Schoenstatt no Brasil é fruto disso – isso é missão, diz ela. Os participantes acompanharam, durante o encontro, testemunhos de missionários e de pessoas que foram missionadas, que tiveram suas as vidas transformadas mediante esse projeto.

Em busca de unidade nacional

Um dos momentos marcantes foi o testemunho do casal Rafael Frutos e Maria Estela Sanchez, do Paraguai, que veio para falar sobre as experiências de mais de 20 anos de missão nesse país. Eles também colocaram suas experiências pessoais e familiares, enriquecendo a conversa e trazendo muitas ideias.

Os participantes foram divididos em vários grupos de discussão para avaliar pontos chave como: os pilares e objetivos da Missão Familiar no Brasil, preparação prévia dos missionários, implementação de um acompanhamento das comunidades após a Missão, a abordagem da comunidade, padres e bispo da localidade, além da necessidade de uma unidade nacional mediante a criação de um grupo que represente todos os locais que fazem Missão a fim de apoiá-los e ser um elo comunicador.

Apesar do denso trabalho, os momentos de espiritualidade puderam acalmar os corações e fazer com que cada um estivesse mais aberto ao Espírito Santo, especialmente no momento de adoração na noite de sábado. Para finalizar, o envio em frente ao Santuário fez com que todos sentissem que a missão continua. Assim, retornaram com entusiasmo e alegria para os lares, repletos da certeza de que a Mãe quer que humildemente a levem para todos os lugares, especialmente àqueles a quem Ela deseja transformar. “Ela é a grande missionária, Ela realizará milagres!”