sábado, 19 de maio de 2018

Santuário Tabor Magnificat encerra um produtivo Tríduo em preparação aos seus 33 Anos

Texto - Ana Paula Paiva
Fotos - Ir. M. Doralice de Souza

Domingo passado, dia 13 de maio de 2018, celebramos junto ao nosso Santuário de Schoenstatt Tabor Magnificat um dia muito especial... a Festa da Ascensão do Senhor, já nos preparando para o Pentecostes que se aproxima, a comemoração dos 101 da aparição de Nossa Senhora em Fátima, e também o Dia das Mães!

E mais: com a presença do Arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, dia 13 também encerramos o tríduo preparatório para os 33 anos de nosso santuário, que será comemorado amanhã, dia 20 de maio! Durante os últimos finais de semana pudemos refletir, especialmente nesse Ano Padre Kentenich em que nos aproximamos ainda mais do carisma de nosso fundador, sobre sua relação com o lar, que é nosso santuário e berço de nossa autoeducação e busca pela santidade, e também sobre a família, igreja doméstica e ilha santa que, verdadeiramente, deseja concretizar a Aliança de amor com Maria por meio do sacramento do matrimônio e da educação de nossos filhos.

Durante esse transcurso percebemos que, em Schoenstatt, encontramos um lar, e um verdadeiro e acolhedor sentimento de abrigo nos inunda os corações quando adentramos em nosso santuário e nos encontramos junto ao coração misericordioso de Maria e de Jesus. Ao mesmo tempo, também nos sentimos impulsionados a nos transformar e autoeducar e sermos enviados ao mundo, para criar uma nova sociedade e uma nova ordem social, sob a proteção de Maria e sendo personalidades livres, firmes e sacerdotais.

Aqui somos família! E aqui queremos formar as nossas famílias! Queremos buscar a santidade pessoal e comunitária e experimentar, com gratidão, a beleza de termos nossos destinos em solidariedade e corresponsabilidade.

Schoenstatt é um presente para cada um de nós, mas também é um presente para toda a nossa Igreja. Através de nosso carisma queremos florescer em nossa comunidade eclesial, que é corpo de Cristo e que se faz presente também aqui! Nosso pai fundador, Padre José Kentenich, por muitas vezes nos pediu e experimentou em sua própria vida, a fidelidade perante nossa Igreja e o amor por tudo aquilo que Cristo nos traz através dela. Ele segue sendo nosso grande exemplo de magnanimidade e também de fortaleza, e como seus aliados, queremos também nós dar o nosso sim, livre, consciente e sacrifical, e vivermos como verdadeiros cristãos, laicos, em meio a um mundo que precisa tanto de cada um de nós!

Visita do Arcebispo

A visita de Dom José Antônio Peruzzo nos alegrou, pois ele trouxe seu ótimo carisma. Além de experimentar a alegria de ser Família de Cristo, tê-lo conosco também é um sinal de que Schoenstatt é um presente para nossa Igreja e deve estar sempre a serviço dela! Ao final da Santa Missa das 17 horas, após a homenagem para o Dia das Mães, ele nos deu uma bela explicação sobre o sentido da palavra benção, e a pediu para todas as mães presentes que são expressão de acolhimento e carinho aos filhos, naturais e espirituais, por Deus concedidos.