domingo, 11 de março de 2018

Abertura do Ano 2018: unidos como irmãos, filhos do mesmo Pai

Texto - Renata Orsato
Fotos - Joelma Polli

No dia 3 de março foi promovida a abertura do ano no Santuário Tabor Magnificat. A principal temática que envolveu os presentes foi o lema "Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana". Peregrinos, integrantes dos ramos e o grupo de jovens Amigos Rumo ao Pai, da Paróquia São João Batista se reuniram para celebrar o início das atividades de 2018.

Uma das diretrizes enfatizadas no encontro foi o Ano do Laicato, que pede por uma renovação das vocações em uma Igreja convidada a se inserir nas realidades do mundo atual, por meio das presenças e dos testemunhos. Os schoenstattianos são convidados a serem "Sal da terra e luz do mundo", levando a pedagogia do Padre Kentenich aos demais cristãos leigos. Essa missão não é fácil, mas com a ajuda da Mãe e Rainha se torna possível.

Após momentos de preces, orações e canções, todos foram convidados a participar das formações e atividades em grupos promovidas pelos ramos.

O Instituto das Irmãs de Maria trouxe a temática da Escola do Pensar de Pe. José Kentenich com os princípios da autoeducação e livre arbítrio; a Liga das Mães o tema do "ser coração sacrifical da obra" tendo Maria como o espelho das mães para enfrentamento de questões educacionais contemporâneas; a Liga de Famílias o tema das pedagogias do Movimento de Schoenstatt tais como Ideal, Vínculos, Aliança, Confiança e Movimento; a Liga Apostólica Feminina o tema da missão e fecundidade apostólica por meio do lema "ser tabernáculo vivo" no mundo pessoal e profissional; a União de Famílias o tema relacionado ao ano do jubileu de falecimento do Pai Fundador reforçando a proposta de manter sua herança na missão diária; por fim a Juventude Masculina e Feminina o tema da escola de ser "pequena Maria", ou seja, portando Cristo e seguindo o exemplo da pureza de Nossa Senhora.

Em seguida, o casal Ana Paula e Guilherme Paiva proferiu palestra sobre o Ano Padre Kentenich. Os principais pontos transmitidos foram o Pai Fundador como centro da pedagogia do Movimento, a necessidade de aprofundamento dos vínculos pessoais com a sua pessoa e de manter vivo o seu "espírito fundacional" mesmo após 50 anos de seu falecimento, além do seu papel como profeta que nos auxilia a dar respostas aos nossos desafios. Sob os lemas "Por uma nova terra mariana: queremos um mundo melhor" e "Unidos como irmãos, filhos do mesmo Pai, entre a diversidade das regionais brasileiras", todos são convidados a prontamente divulgar a obra do fundador.

Além de sugestões apresentadas para melhor celebrar o Ano Pe. Kentenich, que se encerra em 15 de setembro de 2008, os presentes foram convidados a formarem grupos para terem ainda mais ideias. Houve então um momento de partilha, seguido por uma vivência focada na espiritualidade do Pai Fundador e pela Santa Missa de abertura e da confraternização final.

Ações previstas para o Ano do Pai Fundador

- Maratona Kentenich: projeto nacional que visa formar equipes para competir a nível local, regional e nacional a fim de mostrar seus conhecimentos sobre a vida do Pe. Kentenich e sua obra. O prêmio será uma viagem para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo.

- Peregrinação para Aparecida do Norte-SP: de 6 a 8 de julho de 2018, com visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração à ordenação sacerdotal de Pe. Kentenich ocorrida em 08/07/1910.

- Calendários temáticos confeccionados pela família de Schoenstatt do Rio de Janeiro-RJ
- Promoção de correntes de estudos, alianças filiais e suas renovações, lemas especiais dos ramos/comunidades e palestras.

- Divulgação do Projeto Kentenich nas redes sociais por meio do Instagram (#PJKYoTeCanonizo / @todoporelpadre), uma iniciativa internacional.