quarta-feira, 19 de julho de 2017

Obra de Famílias celebra jubileu de 75 anos



"Família, despertai na alegria da Aliança de Amor" foi o tema de encontro realizado de 14 a 16 de julho, na cidade de Londrina/PR, em comemoração ao Jubileu de 75 anos da Obra de Famílias de Schoenstatt.

Todos os ramos da família se uniram em comunhão. Tanto a Liga, quanto a União e o Instituto compartilharam momentos de muita alegria e aprendizado. Os principais temas da área familiar trabalhados, sob a pedagogia de Schoenstatt, foram apoio, amparo, cumplicidade, celebração de pequenas conquistas, respeito e amor gratuito.

Em uma das palestras, o Padre Ivan Simicic, diretor nacional do Movimento no Brasil, ressaltou a importância do fortalecimento das famílias schoenstattianas: "Devemos resgatar a dimensão espiritual e religiosa do casamento, pois fomos chamados por Deus a firmar o matrimônio cristão. Com a participação nos ramos recebemos o presente da pedagogia para revitalizar o casamento e a família. Somos chamados à plenitude do amor e ajudados pela Graça do casamento e da Aliança de Amor, as graças que a mãe nos oferece no Santuário".

O casal Andre e Flavia, participante da Obra de Famílias de Schoenstatt, falou sobre atitudes que auxiliam a manter a unidade dos casais, que podem gerar raízes fortes em seus filhos. "Devemos reconhecer e entender diversas alegrias que cercam nossas vidas, nossa principal tarefa é desfrutá-las e ensinar a vivê-las. Temos tendência em gastar energia com fardos, reclamações de tudo, por isso é necessário aceitar e deixar mais leves nossos fardos. Focando nos fardos, deixamos de celebrar pequenas alegrias, pensemos nas palavras de Jesus 'venham a mim cansados e oprimidos, meu fardo é leve' (Mt 11, 28)".

A criação da Obra de Famílias

“Só quando salvar a família, conseguiremos salvar o mundo”. Essas são palavras do Padre José Kentenich que sempre nortearam a Obra, em seus 75 anos de existência. Teve papel decisivo na sua fundação o Doutor Kuhr, que em meio aos horrores do Campo de Concentração de Dachau colocou-se à disposição do Pe. Kentenich para ajudar na constituição da Obra, formada por Instituto Secular, União Apostólica e Liga de Famílias.