sexta-feira, 7 de novembro de 2014

“O dia que o Senhor fez para nós” - Assim foi o dia jubilar em Curitiba/PR

Karen Bueno – O jubileu centenário da Aliança de Amor é preparado com uma novena no Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR, com Missas diárias. “Com o início da Novena Jubilar, entramos em clima de jubileu de maneira mais intensa e vibrante. Nosso Centro de Schoenstatt preparou-se física e espiritualmente para o grande dia. O Santuário foi pintado e foram feitas arrumações e limpeza especial nos jardins. Além dos funcionários, muitos voluntários se puseram a trabalhar para deixar a casa e o jardim de nossa Mãe mais bonitos e acolhedores”, conta Ir. Ignês Maria Rubin.

O dia 17 de outubro é tempo de espera, véspera da tão aguardada data. A Liga das Mães inicia uma vigília no Santuário, em seguida é celebrada uma Missa. A Juventude Masculina de Schoenstatt, que havia caminhado cerca de 10 a 12 km com o Fogo da Missão, conduz esse fogo até o altar.

Após a Missa continua a vigília, e a Liga de Famílias segue em oração, renovando a Aliança. O próximo ramo que assume é a Juventude Feminina, que passa a virada do século no Santuário, até uma hora da manhã. Mais tarde o Instituto de Família segue com a vigília, seguido da União de Famílias e de integrantes da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS). As Irmãs de Maria ficam com o último horário, rezando das 6 às 7 horas no dia 18 de outubro.

Eis que chegou o dia do teu amor

No dia jubilar, pela manhã, chegam ônibus de Palotina/PR, Itaipólis/SC, Major Vieira/SC, Florianópolis/SC, quatro ônibus de Rio Negro/PR e um ônibus do bairro Alto, em Curitiba/PR. Vários carros somam-se a estes e a Banda Magnificat acolhe a todos os peregrinos.

A Santa Missa é celebrada de manhã. Na introdução ouve-se a frase: “Este é o dia que o Senhor fez para nós”, e o som do trompete anuncia a solenidade do momento. A vivência continua com narrações históricas e trechos do Documento de Fundação de Schoenstatt, com fundo musical e cantos, entradas de faixas, fotos e objetos significativos para a Obra.

Quem preside a Celebração Eucarística é Pe. Marcelo de Sousa, capelão do Santuário. Concelebram Pe. Rivael de Jesus Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – à qual pertence o Santuário –, Pe. Valdemar Oliveira dos Santos, da Paróquia São João Bosco, Pe. Orivaldo Christ Dalla Vecchia, dos Legionários de Cristo e Pe. Raimundo Alves Ferreira, da Paróquia Santa Edwiges. Participa também o Prefeito de Curitiba/PR, Gustavo Fruet.

Na homilia, Pe. Marcelo fala sobre o anseio que Pe. Kentenich tinha na juventude em ser missionário. Porém, Deus o fez mais que missionário através da fundação da Obra de Schoenstatt, que se espalhou por todo o mundo. Por ela, seu sonho realizou-se. Pe. Marcelo desenvolve, então, a homilia através de textos e frases marcantes do Documento de Fundação.

No final da Missa, após os agradecimentos, todos saem em procissão até o Santuário para reentronizar o quadro da Mãe e o Símbolo do Pai ali, também para renovar a Aliança de Amor.

Pe. Marcelo e o Sr. Hamilton José da Silva, presidente do Conselho da Família de Schoenstatt em Curitiba/PR, recolocam o quadro da Mãe e também o Símbolo do Pai no Santuário. Após o canto da consagração e a bênção final, uma chuva de fogos cobre o céu sobre o Santuário Tabor Magnificat.

Às 14 horas os peregrinos acompanham a transmissão da renovação da Aliança de Amor em Schoenstatt. Há ainda durante o dia uma apresentação da Banda Magnificat e a bênção do Santíssimo Sacramento.

“Cada jubileu é tempo de graças especiais”, diz Ir. Marineuza Garcia, e isso se confirma na capital paranaense, onde a Família de Schoenstatt se reúne para celebrar o tão esperado jubileu centenário da Aliança de Amor.