quinta-feira, 13 de março de 2014

Irmã Clades e Padre Marcelo na Rádio RB2

Nesta terça-feira (11/03), no Canal Aberto da RB2, o Padre Marcelo de Souza, capelão do Santuário Tabor Magnificat,  e a irmã Clades Schwengber divulgaram a comemoração do centenário da fundação da obra de Schoenstatt, na Alemanha.

Veja a entrevista completa publicada no site da RB2:

Zanderlei: Onde fica o santuário e desde quando está no Brasil?

Pe. Marcelo: O santuário está localizado na rua Padre José Kentenich, 552, no bairro Campo Comprido. O telefone para contato é o (41) 3279-1391.
E-mail: tabormagnificat@gmail.com
Facebook: Santuário de Schoenstatt Magnificat

A devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt chegou ao Brasil em 1935. No Paraná, o primeiro santuário foi fundado em Jacarezinho e depois em Londrina. Está em Curitiba há trinta anos.

Zanderlei: Qual a missão do Santuário de Schoenstatt?

Pe. Marcelo: O santuário se propõe a ser uma grande família – a família de Shoenstatt. Seguindo o exemplo da família, é um espaço de acolhimento ramificado em várias linhas de atuação: juventude, crianças, casais, etc. Realiza um trabalho pedagógico com esses grupos e com os visitantes. Acolhe e recebe pessoas todos os dias. Há quatro projetos específicos:

- Família Sagrada;
- Missões Familiares;
- Projeto “Leve a Mãe para casa”;
- Projeto aliança.com

Zanderlei: O mundo mudou bastante. O novo Papa chacoalhou o mundo e a ele caberia como uma luva o título de Papa Pop, como falava uma música do grupo Engenheiros do Havaí. As relações e os papéis familiares também foram modificados. Como manter a tradição e os valores da Igreja? É mais difícil, não?

Pe. Marcelo: Com certeza o mundo mudou. Mas a nossa reflexão se fixa nos ensinamentos do nosso pai fundador – Padre José Kentenich, que trata do homem renovado. O homem novo percebe o que falta em si e busca em Deus uma forma de viver o Evangelho. O Papa Francisco defende que a primeira atitude deve ser a acolhida, por isso todas as pessoas devem ser compreendidas e aceitas. É claro que diante da nova realidade a pastoral deve se alterar, mas sem mudar os princípios. O problema hoje, entre outros, é que muitos casais acabem se separando porque não assumem o enfrentamento das dificuldades.

Zanderlei: Qual seria o “espírito” de Schoenstatt, qual a mensagem de consolo para casais separados ou aflitos, para a família em geral?

Pe. Marcelo: A palavra que exprime o espírito de Shoenstatt é “vinculação” – a família de Schoenstatt se vincula ao pai eterno. O amor deve ser o vínculo que liga as pessoas umas às outras. É preciso que os casais digam um ao outro “eu te amo”. Através do amor manifestado fortalecemos nossa união.

Zanderlei: Pelo que estou entendendo o espírito de Schoenstatt resgata o fortalecimento da família. Os crimes, as drogas, e outros males entram na vida das pessoas quando a família enfraquece. Mas a história é cíclica para que possamos voltar e ver o que deu errado e consertar, resgatando valores perdidos. Para terminar, Irmã, qual seria o convite?

Irmã Clades: Convidamos a todos para participarem da comemoração do centenário da fundação do primeiro santuário de Schoenstatt. A programação pode ser acessada nos endereços já informados. Antes de terminar, gostaria de lembrar o significado de Magnificat que quer dizer Mãe de Deus, representa o agradecimento de Maria pelos prodígios que Deus realizou em sua vida. Maria pode ajudar as famílias a se manterem vinculadas e unidas. A humanidade sempre nos decepciona. É preciso sairmos da esfera do humano e confiarmos em Deus, pois somente assim teremos mais conforto e paz para vencer os desafios da vida e da condição humana.