terça-feira, 19 de novembro de 2013

Indulgência Plenária: a graça de Deus ao seu alcance!

O Santuário está em festa e oferece um presente para você!
O Papa Francisco, concedeu a indulgência plenária aos fiéis que realizarem uma visita aos Santuários de Schoenstatt no vasto mundo no período de 18 de outubro de 2013 a 26 de outubro de 2014, ou participarem das celebrações do centenário da Aliança de Amor em Roma em outubro de 2014.

O que é indulgência plenária?

Todos os pecados cometidos tem a chamada “pena temporal”, ou seja, mesmo confessados ainda possuem uma pena que deve ser purificada. Esta purificação poderá acontecer durante a vida, com sofrimentos e provações ou após a morte, no estado chamado purgatório.
A indulgência plenária redime perante Deus a “pena temporal” assim, o fiel é liberado desta purificação.

Por quanto tempo vale a indulgência plenária?
A indulgência plenária recebida é válida para apagar as penas temporais dos pecados já cometidos até o momento.

Quantas vezes é possível receber indulgência plenária?
A indulgência plenária pode ser recebida uma vez ao dia.

Como recebê-la no Santuário de Schoenstatt?
Rezar o Creio, Pai Nosso e Glória ao Pai nas intenções do Papa Francisco; Participar das celebrações do Centenário da Aliança de Amor no Santuário Original ou em um dos Santuários de Schoenstatt
no mundo; Participar das celebrações do Centenário da Aliança de Amor em Roma entre os dias 23 a 26 de outubro de 2014.

Para os Santuários no mundo inteiro vale como determinação que cada dia do Ano Jubilar é um dia de festa. 

Por isso em cada dia deste período determinado se pode receber a indulgência plenária após fazer um momento de oração e meditação, invocando o título Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Isto vale para os Santuários que são oficialmente reconhecidos pelas respectivas Presidências Nacionais ou pela Presidência Geral. Aqui não entra em questão os Santuários-lares ou Santuários Peregrinos (ou imagens da Mãe Peregrina).

Informações gerais sobre indulgência
A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada (pelo sacramento da penitência). (cf.CIC 1471) Qualquer fiel (em estado de graça) pode lucrar indulgências para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio. (cf. Cód.DR, Cap.IV, Cân.993)

Condições para recebê-la: renunciar a todo pecado, também aos pecados leves, confissão sacramental e comunhão eucarística, orações nas intenções do Santo Padre. A indulgência plenária só pode ser adquirida uma vez ao dia.

Recebendo o sacramento da penitência uma vez pode-se lucrar, mais vezes, a indulgência. A comunhão eucarística e a oração na intenção do Santo Padre (no mínimo um Pai Nosso e uma Ave Maria) deveriam, se possível, serem cumpridas no mesmo dia em que se pretende lucrar a indulgência, ou realizar-se no tempo estabelecido de 20 dias.

Saiba mais!
Para saber mais sobre este grande presente concedido pelo Papa Francisco, leia o decreto promulgado pela Penitenciária Apostólica.

www.maeperegrina.org.br

Para saber mais sobre as indulgências, leia o Catecismo da Igreja Católica. (CIC 1471 a 1478)

Visite um dos Santuários de Schoenstatt no Brasil!