terça-feira, 29 de outubro de 2013

Curitiba abre solenemente o Ano do Centenário

23 de outubro de 2013

Um tríduo bem vivenciado e um domingo repleto de atividades

Ir. Ignês Maria Rubin/IMNPS - A abertura do Ano Jubilar do Centenário da Aliança de Amor, no Santuário Tabor Magnificat, Curitiba/PR, no dia 20 de outubro, foi precedida por um tríduo solene realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro. No dia 18 o tríduo aconteceu três vezes, nas Santas Missas das 12, 17 e 20 horas. A partir desse dia, com a presença do Pe. Marcelo de Souza, de Jacarezinho/PR, que veio especialmente para atender os peregrinos, durante as solenidades de abertura do centenário e Festa da Aliança. No terceiro dia do tríduo, no dia 19, a santa missa foi no salão de nossa paróquia, Nossa Senhora de Lourdes, e em seguida, peregrinamos ao Santuário.

Enfim, chegou o dia 20!
Raiou então o dia 20, a grande festa da Aliança, abertura solene do jubileu-centenário da Aliança de Amor, cem anos de história e missão! Mais de 1.500 participantes puderam experimentar a presença de nossa Rainha de Schoenstatt em nosso meio. Providencialmente é também dia MUNDIAL DAS MISSÕES, e o Papa Francisco nos diz: “Este ano, a celebração do Dia Mundial das Missões tem lugar próximo da conclusão do Ano da Fé, ocasião importante para revigorarmos a nossa amizade com o Senhor e o nosso caminho como Igreja que anuncia, com coragem, o Evangelho”.

De manhã o Santuário acolhe grupos vindos de diversas paróquias e representantes da Família de Schoenstatt de Rio Negro. A celebração das 10h30min, presidida por padre Rivael de Jesus do Nascimento, coordenador da “Ação evangelizadora” da arquidiocese, atual pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, foi num clima profundamente marcado pela alegria e espírito missionário. No final, como símbolo concreto de empenho pela missão, o Sacerdote deu a benção ao fogo da missão, representado pelas velas que foram enviadas às 10 Paróquias, cujos representantes estavam presentes. Em seguida, nos dirigimos ao Santuário, em procissão, para mais uma vez realizarmos a abertura jubilar em frente ao Santuário. Unidos a todos os filhos de Schoenstatt pedimos: Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, acende em mim, acende em nós, neste ano jubilar o fogo da missão a Schoenstatt. Tua Aliança, nossa Missão!

Hoje somos nós os construtores de um grande futuro! Schoenstatt somos nós!
Dá-se por aberto o ano jubilar da Aliança de Amor! Os Sacerdotes abriram o laço de fita na porta fechada do Santuário. Abriu-se a porta e todos ouviram, emocionados, o toque do Sino do Santuário Original e a bênção do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, pelo gravador. As crianças estouraram balões de ar e o som se misturou com uma “chuva” de fogos que estourava pelos ares. Então foi cantado com entusiasmo “Rumo ao Centenário da Aliança”.

Às 15 horas, houve o reenvio de 20 Imagens Peregrinas para a Paróquia Dom Bosco, do Bairro Alto, e uma imagem para a Paróquia Santa Madalena. Em seguida, às 16 horas, a bênção do Santíssimo Sacramento em frente do Santuário, que terminou com a Aliança de Amor de 12 peregrinos. Eles estavam impressionados e felizes, por serem os primeiros que selam a Aliança de Amor no dia da abertura do ano jubilar da Aliança. A santa missa, das 17 horas, foi configurada por esse grupo, e também foi uma missa solene e com a participação de muita gente.