sábado, 27 de outubro de 2012

Um novo local para celebração, as mesmas graças a partir do Tabor Magnificat!

No domingo, dia 21 de outubro, o Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR, recebeu peregrinos e a Família de Schoenstatt para a Festa da Aliança de Amor, em preparação ao Jubileu em 2014. Mais de 600 pessoas estiveram presentes durante a programação, que se iniciou com a reza do terço, conduzida pela Liga de Famílias. Vários peregrinos de outras cidades e de outras paróquias de Curitiba abrilhantaram a festa. Estavam presentes ônibus de Florianópolis, Rio Negro, Pinhais e do Bairro Alto, em Curitiba.

Antes da celebração eucarística, prevista para às 11h, a animação dos presentes era grande, com muitos cantos conduzidos pela Juventude Masculina e lencinhos flamejando que coloriam todo o ambiente. Uma apresentação, conduzida pelo Instituto de Famílias, contemplou um pouco a vida que borbulha neste tempo de preparação ao centenário da Aliança de Amor, em 2014, com as correntes na Igreja e na Família de Schoenstatt. Destaque especial foi dado à JMJ 2013 onde o vídeo, com a música lema da Jornada, empolgou a todos, formando um bonito e animado coral.

A Missa foi presidida pelo Pe. Rivael de Jesus Nascimento, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese. Em sua homilia, destacou a importância do Movimento de Schoenstatt que, com suas diversas comunidades pode prestar um serviço valioso para a Igreja. Salientou a missão do Pe. José Kentenich que, inspirado por Deus, realiza uma Aliança de Amor com Maria e esta Aliança poderá colaborar para a ação evangelizadora da Igreja e, particularmente, em nossa Arquidiocese. Reforçou, também, a importância de se concluir a obra da Casa de Retiros para suprir uma demanda da Arquidiocese, além de ser mais um local de evangelização em nossa cidade.

No final da celebração todos se dirigiram ao Santuário e as crianças, com bexigas nas mãos, deram um grande abraço em nosso Tabor Magnificat, com direito a parabéns a você, salva de palmas e vivas, afinal, há 98 anos, temos Schoenstatt como nossa fonte de espiritualidade e o Santuário como morada de nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável.

Aliança com Maria

Dispostos a selar uma Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, cinco pessoas fizeram sua preparação pela internet, dentro do Projeto Aliança.comMaria (contato@aliancacommaria.com.br), que foi concluída com um retiro presencial. Após o momento de festejos no Santuário, estas pessoas puderam, então, consagrarem-se à MTA, iniciando seu caminho de entrega filial aos cuidados da Mãe e Educadora de Schoenstatt.

O almoço foi um momento de confraternização, que antecedeu o Caminho de Aliança, vivência conduzida pela União de Famílias que levou os presentes a aprofundarem os 100 anos do Documento de Pré-Fundação, que celebramos em 27 de outubro. Dom Rafael Biernaski, Bispo Auxiliar de Curitiba e Presbítero da União dos Sacerdotes de Schoenstatt, participou deste momento e, na sequência, conduziu a renovação da Aliança de Amor de todos os presentes e o envio de Imagens Peregrinas para algumas paróquias de Curitiba. A programação encerrou-se com a Bênção do Santíssimo.

Celebração eucarística em novo local

A novidade do dia foi o local da celebração eucarística: o salão-capela da Casa de Retiros que está em construção. Como este local ainda está sem cobertura, uma tenda de lona protegeu o local das mudanças do clima durante o dia, bastante comum em nossa cidade – o dia amanheceu com sol, esquentou muito no final da manhã e por volta das 15h, ameaçou uma tempestade, que apesar do vento forte, transformou-se em uma chuva leve.

A utilização deste novo local que poderá abrigar, a partir de agora, também outras celebrações, ajuda a despertar vida nesta obra, que depende de benfeitores e de muitas contribuições ao Capital de Graças para ser terminada. Será este o presente do Santuário Tabor Magnificat para o centenário de Schoenstatt em 2014?

Luciana Gomes de Almeida Mocelin
União de Famílias de Schoenstatt