quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Vigília pela vida nascente" - Carta de Roma

Prot. N. 2010/0405-II/15 Cidade do Vaticano, 14 de junho de 2010.

Eminência/Excelência,

No próximo sábado 27 de novembro, o Santo Padre celebrará na Basílica de São Pedro em Roma uma solene “Vigília pela vida nascente” em coincidência com as Primeiras Vésperas do primeiro Domingo de Advento e na perspectiva da solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Vigília incluirá também, além das Vésperas, a adoração eucarística, para agradecer o Senhor que, através da entrega total si próprio, deu sentido e valor a toda vida humana, e também para invocar a sua proteção sobre cada ser humano. O Santo Padre deseja que os Bispos presidam nas Igrejas particulares celebrações análogas e envolvam as paróquias, as comunidades religiosas, as associações e os movimentos. Por esse motivo, nos pede que façamos em seu nome este convite.
Todos nós estamos conscientes dos perigos que hoje ameaçam a vida humana por causa da cultura relativista e utilitarista que obscurece a percepção da dignidade de cada pessoa humana, em qualquer estádio do seu desenvolvimento. Somos chamados mais do que nunca a ser o “povo da vida” (João Paulo II, Evangelium Vitae, 79) com a oração e o empenho. Nessa Vigília, celebrada por todas as Igrejas particulares unidas ao Santo Padre, Pastor universal, pediremos a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e daremos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor.
Confiamos que Vossa Excelência, como Presidente da Conferência Episcopal, saberá envolver, a seu tempo e da maneira mais oportuna, todos os Bispos do seu País, para que possam incluir essa iniciativa na agenda da Diocese.

Saudamos com viva fraternidade.

Antonio Cardeal Cañizares Llovera
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos